Polestar 2: O primeiro desportivo elétrico da nova marca

27/02/2019

A jovem marca desportiva de performance elétrica pertencente à Volvo Car Group, a Polestar, revelou o seu primeiro modelo, muito apropriadamente denominado Polestar 2. Até aqui apenas era conhecido o primeiro modelo da Polestar, o 1, que assumia a forma de um GT híbrido de altas prestações.

Inserido no segmento dos automóveis compactos elétricos Premium, o Polestar 2 é um modelo de cinco portas, baseado na plataforma CMA – Compact Modular Architecture da Volvo, a mesma que deu origem ao XC40, por exemplo. Consegue debitar 408 CV e 660 Nm de binário, cumprindo a aceleração dos zero aos 100 km/h em menos de cinco segundos.

No que diz respeito a performances, este modelo tem dois motores elétricos e uma bateria com 78 kWh de capacidade que permitirá uma autonomia anunciada de 500 quilómetros. O pack de baterias de 27 módulos está integrado na parte inferior do veículo contribuindo não só para um aumento da rigidez do chassis mas também, para melhores níveis de insonorização e vibração – o ruído de estrada foi reduzido para 3.7 dB quando comparado com o chassis tradicional.

O Polestar 2 pode ainda recorrer a um Performance Pack que melhora a dinâmica de condução onde se incluem amortecedores Öhlins, travões Brembo e jantes de 20 polegadas. Os cintos de segurança, pedais de travão e tampas de válvula personalizadas completam os pormenores visuais.

Estará disponível uma tecnologia de chave no telefone que permitirá partilhar o automóvel e beneficiar de uma variedade de serviços conectados (‘in car delivery’ por exemplo). Esta tecnologia irá permitir ao Polestar 2 identificar a aproximação do condutor e em seguida pré-determinar o próximo passo do mesmo para assim criar uma experiência com o menor esforço possível para o condutor acertar o seu posto de condução, por exemplo.

Para responder às questões em torno do carregamento, a Polestar está a estabelecer “colaborações estratégicas que irão proporcionar aos seus clientes um acesso simples à maior rede de carregamento publico mundial”. Entre outras funcionalidades tecnológicas, este será um dos primeiros automóveis no mundo com sistema de entretenimento disponibilizado através de Android, com controlo por voz e ecrã tátil de 11 polegadas. Alguns detalhes de design incluem faróis de LED Pixel com iluminação de proximidade que permitem uma sequência de boas-vindas e espelhos laterais sem moldura.

“O Polestar 2 é o nosso primeiro automóvel totalmente elétrico e de volume. Todo o design e engenharia que o rodeiam foram criados com paixão e dedicação. Como uma marca de performance elétrica que somos, e que irá, nos anos vindouros, lançar uma nova gama de automóveis, a Polestar está determinada em contribuir para uma mudança no ar que respiramos”, refere Thomas Ingenlath Chief Executive Officer da Polestar, sobre este seu novo produto.

Quanto a preços, a estimar pelas projeções do mercado alemão, o preço da versão de lançamento será de 59.900€ com o valor da subscrição a ser anunciado mais tarde. As pré-encomendas já estão abertas em www.polestar.com e, embora a produção comece no início de 2020 na China, a sua chegada aos mercados não será feita de forma idêntica em todos eles: inicialmente, estará disponível na China, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido, estando em análise a expansão para outros países.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.