Atingir o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) equivale também a dizer ‘adeus’ ao lugar do condutor em estradas públicas. Por razões de segurança, os atuais e anteriores detentores de altos cargos políticos estão proibidos de conduzir veículos, sendo assim com todos os presidentes desde o assassinato de John F. Kennedy, em 1963.

A imagem do Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa a conduzir o seu próprio carro tornou-se comum, mas não pode ser repetida nos EUA, onde os regulamentos de segurança impedem que o responsável máximo do estado possa conduzir em estradas públicas.

A questão volta a ser levantada na mais recente temporada do programa ‘Jay Leno’s Garage’, que irá estrear amanhã no canal por cabo AMC Break, que terá como protagonista o atual Presidente americano Joe Biden.

No último programa da sétima temporada, Biden abrirá uma exceção para conduzir o seu próprio carro, um Corvette C2 Sting Ray descapotável de 1967, muito especial para o Presidente uma vez que foi oferta pelo casamento dos seus pais.

Aos 80 anos, Biden chegará aos 190 km/h numa prova de resistência contra Michael Powell, filho de Colin Powell, que tentará bater o governante a bordo de um Corvette Sting Ray de 2015. A competição decorreu no Centro de Formação James J. Rowley, uma infraestrutura dos Serviços Secretos dos Estados Unidos em Beltsville (Maryland).

No mesmo programa, Jay Leno e Joe Biden debatem também o futuro dos automóveis elétricos junto a pick-up 100% elétrica da Ford, a F-150 Lightning.

Esta não é a primeira vez que Jay Leno recebe uma das principais figuras políticas daquele país, já que numa das temporadas anteriores contou com a companhia do ex-Presidente George W. Bush, que lamentou não conduzir um carro em estradas públicas há mais de duas décadas. A única exceção era a sua quinta.

Ou seja, a proibição aplica-se não só aos atuais detentores dos cargos, mas também aos antecessores, que passam a estar dependentes de motoristas profissionais para as suas deslocações. A título de curiosidade, o último Presidente a conduzir em estradas públicas foi Lyndon Johnson.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.