A produção industrial dos primeiros combustíveis sintéticos já arrancou na infraestrutura chilena criada pela Porsche em parceria com a Highly Innovative Fuels (HIF) para aquele efeito. A fábrica-piloto de ‘Haru Oni’ irá produzir combustíveis sintéticos (eFuels) que nos primeiros anos serão usados pela marca alemã nos desportos motorizados.

A cerimónia de inauguração daquela fábrica, em Punta Arenas, contou com a presença do ministro chileno da Energia, Diego Pardow, e também com os membros da Administração da Porsche, Barbara Frenkel e Michael Steiner, tendo estes procedido ao enchimento do depósito de um 911 com o primeiro combustível sintético produzido naquele local. A Porsche argumenta que estes novos combustíveis terão o condão de tornar os motores de combustão interna quase neutros nas emissões de CO2.

“A Porsche está empenhada num duplo ‘e’-caminho: na e-mobilidade e nos eFuels como tecnologias complementares”, refere Frenkel. “A utilização dos eFuels reduz as emissões de CO2. Olhando para todo o setor dos transportes, a produção industrial de combustíveis sintéticos deverá ser implementada em todo o mundo”, acrescenta aquela responsável, que é secundada por Michael Steiner na sua abordagem.

“Existem atualmente mais de 1.3 mil milhões de automóveis com motor de combustão em todo o mundo. Muitos destes estarão nas estradas ao longo das próximas décadas e os eFuels oferecem aos proprietários dos carros existentes uma alternativa quase neutra em carbono”, indica.

Nesta fase produção inicial, de cerca de 130 mil litros por ano, os eFuels serão utilizados pela Porsche nas suas atividades desportivas na Porsche Supercup e nos Centros de Experiência. Depois desta fase-piloto de produção, a produção em massa no Chile prevê um total de 55 milhões de litros por ano em meados desta década. Cerca de dois anos depois, a capacidade esperada atinge os 550 milhões de litros.

O Sul do Chile é visto como um dos pontos com condições ideais para a produção de combustíveis sintéticos, com o vento a soprar cerca de 270 dias por ano, o que permite a operação das turbinas eólicas na sua capacidade máxima. Punta Arenas está ainda localizada junto ao Estreito de Magalhães, com facilidade de transporte marítimo tal como os demais combustíveis tradicionais para todo o mundo, sendo também facilmente implementável na rede de abastecimento já existente.

Note-se que a Porsche é apenas uma das muitas companhias que estão a apostar nos combustíveis sustentáveis e sintéticos como forma de manter os motores de combustão interna ainda viáveis, não só para a frota que já existe na estrada. A própria Comissão Europeia, aquando da aprovação do plano de emissões zero para 2035 – que decreta a venda apenas de veículos com emissões zero na União Europeia -, deixou em aberto a possibilidade de se venderem automóveis com motor de combustão a partir de 2035, mas apenas se cumprirem a meta de emissões zero.

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