Há estradas que os apaixonados pela condução gostam de percorrer vezes sem conta. No entanto, nem sempre tal é possível, seja pela distância, seja pelos próprios impedimentos do dia-a-dia. Pensando numa solução, a Porsche está a desenvolver um projeto que permitirá gravar as estradas que o condutor mais aprecia para voltar a percorrê-las nos videojogos.

Naquele que é mais um cruzamento tecnológico entre o mundo dos videojogos com a realidade, o projeto denominado ‘Virtual Roads’ está a ser desenvolvido em parceria entre a marca alemã e a start-up suíça Way Ahead Technologies, prevendo que os trajetos gravados num simples smartphone posicionado no para-brisas (com uma aplicação dedicada) possam ser depois percorridos num videojogo.

Os dados podem ser depois transferidos de forma automática para o mundo virtual graças ao software que converte as gravações da condução real e das áreas envolventes para um ambiente tridimensional. De acordo com a marca, este processo leva menos de 1% do tempo necessário pela digitalização convencional com recurso a lasers e que é utilizado, na grande maioria das vezes, para a replicação de circuitos reais nos videojogos.

“Se perguntarem às pessoas quais são as estradas que consideram mais belas, toda a gente tem a sua própria estrada muito pessoal em mente. As características topográficas são aquilo que fazem duma estrada um trajeto particularmente atrativo, independentemente de ser uma estrada nos Alpes ou uma lendária estrada costeira”, afirma Robert Ader, responsável da área do Marketing da Porsche, cujo departamento está responsável por este projeto na marca de Estugarda.

a carregar vídeo

A iniciativa tem por base um software especializado que usa tecnologias como a inteligência artificial para gravar uma estrada e a sua envolvente, como barreiras de proteção ou árvores. Essas características são depois reproduzidas de forma fidedigna e mais rapidamente possível numa forma 3D. O programa foi desenvolvido pela Way Ahead Technologies e tira partido de um extenso arquivo gráfico, tendo um enorme potencial de desenvolvimento.

Como não poderia deixar de ser, a proteção dos dados é um elemento fundamental, com o programa a garantir que os outros utilizadores da estrada não são ‘transferidos’ do mundo real para o virtual.

Quanto aos jogos compatíveis, a Porsche garante que a nova aplicação poderá importar esses dados para uma série de jogos, incluindo o famoso ‘Assetto Corsa’.

“Após diversos anos de trabalho de desenvolvimento, o nosso software está agora tão avançado que pode digitalizar rotas para estradas virtuais de até oito quilómetros em menos de uma hora, dependo de quão complexa é a estrada”, explica Roger Rueegg, da Way Ahead Technologies.

Esta não é a primeira vez que o virtual e o real se encontram em aplicações pensadas pela Porsche. Anteriormente, a marca já tinha revelado planos para lançar uma outra ‘app’ capaz de oferecer dados em tempo real ao condutor para ajudá-lo a melhorar as suas capacidades em circuito, com linhas de trajetória e áreas de travagem marcadas de forma virtual no para-brisas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.