A Porsche a Pixar Animation Studios uniram-se para criar uma variante muito especial de um 911 – a Sally Carrera, homenageando aquela que é uma das personagens principais da saga animada ‘Cars’ da Disney e da Pixar. Este modelo será leiloado posteriormente em Monterey, na Califórnia, com os lucros a reverterem para duas organizações humanitárias.

Tal como a Sally Carrera, também este 911 é único. O 911 Sally Special foi concebido com o apoio da Pixar, reinterpretando no mundo real as emoções da versão animada que ajudou Lightning McQueen (Faísca McQueen, em português) a brilhar na Piston Cup do primeiro filme da saga ‘Cars’.

“Os automóveis precisam de uma cara e de uma história. E o filme animado da Pixar ‘Cars’ tem conseguido fazer exatamente isso: dar vida aos carros no grande ecrã. A história salienta os valores como a amizade, o amor e o apoio mútuo – e no meio de tudo isso está um Porsche: ‘Sally Carrera’”, refere Sebastian Rudolph, Vice-Presidente de Comunicação, Sustentabilidade e Políticas da Porsche AG. “Com este 911 exclusivo e legal para a estrada, o ‘Sally Special’, que vamos leiloar para a caridade, queremos ajudar as pessoas que precisam urgentemente de apoio, bastante em linha com o espírito da personagem do filme”, acrescentou Rudolph.

O projeto iniciou-se em novembro de 2021 e uniu os membros da equipa original do filme ‘Cars’ e da Porsche, incluindo Jay Ward, Diretor Criativo de Franchise na Pixar, e Bob Pauley, designer de produção que desenhou a Sally para o primeiro filme. O trabalho foi depois auxiliado por membros da Porsche Manufaktur, departamento produções exclusivas da marca alemã, em Estugarda. O automóvel das imagens resulta de dez meses de trabalho conjunto.

A base para este modelo especial é um 911 Carrera GTS de 480 CV de potência, estando equipado com caixa manual, partilhando assim da paixão de Sally Carrera pela condução, como explica Boris Apenbrink, diretor de projetos da Porsche Exclusive Manufaktur. “Os elementos modificados são bastante extensos. O 911 Sally Special foi um dos projetos mais intensos, emocionais e detalhados em que a nossa equipa trabalhou. Um exemplo é que o carro foi pintado na cor ‘Sallybluemetallic’, uma tinta personalizada que foi aplicada manualmente neste projeto. Também pensámos na tatuagem da Sally, claro”, acrescentou.

As jantes foram reinterpretadas pela equipa da Porsche Design em Weissach e produzidas especialmente para este modelo, com desenho de cinco braços e adaptadas às dimensões de 20/21 polegadas do modelo atual, embora mantendo a ligação estética ao 911 de geração 996 que serviu de inspiração à personagem.

A cor especial azul foi também usada no interior, num trabalho que foi liderado pela especialista de interiores da Porsche, Daniela Milosevic, criando diversos detalhes únicos e especiais com menção à Sally do filme ‘Cars’.

Além do carro, a Porsche e a Pixar também criaram um relógio especial em que o aro exterior está pintado na mesma tonalidade azul ‘Sallybluemetallic’, enquanto a bracelete de cor branca com pespontos em azul ‘Speed Blue’ reforça o visual desportivo. Essa bracelete pode ser substituída por outra com inversão do esquema de cores, sem recurso a ferramentas adicionais. Estes relógios têm produção limitada e têm ‘nascimento’ na fábrica da Porsche na Suíça, em Solothurn.

Os lucros do leilão, que será organizado pela RM Sotheby’s na Semana Automóvel de Monterey, na Califórnia, irão reverter a favor de duas organizações de ajuda humanitária: a Girls Inc., que ajuda raparigas a lutar contra a discriminação de género, e o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), para ajudar no acolhimento de refugiados resultantes da guerra na Ucrânia causada pela invasão do exército russo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.