A Porsche tem sido uma das marcas que mais se tem dedicado ao projeto de criação de combustíveis sintéticos e de cariz renovável para tentar prolongar a vida útil dos motores de combustão interna. Agora, anuncia mais um investimento de 75 milhões de dólares numa empresa especializada na produção de combustíveis sintéticos.

A marca alemã revelou que está a investir 75 milhões de dólares na HIF Global LLC, tornando-se acionista desta última, que é especialista na criação de instalações para o desenvolvimento de combustíveis renováveis (eFuels). Entre outros projetos, a companhia com sede no Santiago do Chile está a construir a fábrica de Haru Oni em Punta Arenas, no Chile.

Este projeto, recorde-se, foi lançado pela Porsche em parceria com outras entidades do setor energético, como a Siemens Energy e a ExxonMobil, trabalhando na produção de combustíveis sintéticos a partir de hidrogénio e CO2 utilizando apenas energia eólica. Os combustíveis renováveis de primeira geração a saírem desta fábrica estão previstos para meados deste ano.

Estes combustíveis sintéticos permitem que os motores de combustão interna funcionem quase sem emissões de CO2, resolvendo aquele que é um dos maiores problemas destes blocos atualmente. A Porsche aposta nesta vertente em complemento à eletromobilidade, como explica Barbara Frenkel, membro do conselho de administração para as compras da Porsche AG.

“Os eFuels dão um contributo importante para a proteção ambiental e complementam a nossa eletromobilidade de uma forma muito significativa. Ao investir na produção industrial de eFuel, a Porsche está a expandir ainda mais o seu compromisso com a mobilidade sustentável. No total, o nosso investimento no desenvolvimento e aprovisionamento desta tecnologia inovadora ascende já a mais de 100 milhões de dólares”, afirma.

Testes em pista

Os primeiros testes com este combustível mais amigo do ambiente decorre num local que a Porsche conhece bastante bem – a pista. “Vemo-nos como pioneiros nos combustíveis sintéticos e queremos incentivar a tecnologia. Este é um pilar sólido da nossa estratégia bastante clara de sustentabilidade geral”, refere Michael Steiner, membro do conselho de administração para a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.

O plano inicial passa por utilizar estes combustíveis provenientes do Chile no desporto, apontando também que os seus automóveis de estrada possam ser abastecidos inicialmente na fábrica com este combustível, bem como nos Centros de Experiência da Porsche.

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