A utilização do automóvel deverá ganhar um novo fôlego nos próximos anos à medida que as pessoas procuram reajustar-se perante a nova normalidade imposta pela pandemia de Covid-19. A conclusão é de um estudo de mobilidade levado a cabo pela CarNext, site de comercialização de automóveis usados, que ouviu 3000 condutores de seis países diferentes, de entre os quais Portugal.

Naquele que é o seu primeiro Barómetro de Mobilidade referente aos novos métodos de mobilidade na atualidade e nos próximos tempos, a CarNext indica que há “renovado entusiasmo pela aquisição de automóveis, bem como um aumento da confiança na compra online de veículos usados, num contexto em que os consumidores procuram adaptar-se à nova normalidade”.

Entre as principais conclusões está o interesse dos consumidores em possuírem uma viatura própria, com 76% dos condutores portugueses a afirmarem que pretendem continuar a utilizar o carro pessoal depois da pandemia, um ponto percentual acima da média europeia. Em Portugal, a percentagem de condutores que considera o automóvel o seu meio de transporte principal cresceu até aos 86%.

Por outro lado, 48% dos inquiridos afirmam que, por causa da pandemia, passaram a preferir ter carro próprio, contra os 9% que dizem ser menos a favor de ter carro. Entre os países que participaram no estudo, os portugueses não foram os que revelaram maior interesse em adquirir um carro particular, com a Espanha e a Itália a atingirem os 57%.

Por outro lado, a popularidade dos carros usados está a aumentar: mais especificamente, 73% dos portugueses e 64% dos europeus abrangidos pelo estudo afirmam que compraram ou consideraram comprar um carro usado nos últimos 12 meses. Mais de cinco em cada dez dos portugueses entrevistados afirmaram que têm mais probabilidades de comprar um carro usado hoje e, para 64% dos inquiridos, a razão nesta mudança de mentalidade surge do aumento de confiança na capacidade de encontrar um carro usado de alta qualidade com poucos quilómetros.

Não obstante esta vontade de voltar à utilização do automóvel como meio preferencial de deslocação, 87% dos condutores portugueses dão importância às questões ambientais quando compram um carro usado. Segundo 74% dos inquiridos, a pandemia trouxe mais atenção a este tema, com 86% a considerar que este fator terá um peso maior na compra de carros usados nos próximos anos.

De acordo com Luís Lopes, diretor da CarNext em Portugal, “este estudo veio confirmar o interesse consumidores na aquisição de viatura própria, e na vontade de voltar a conduzir o seu carro ao entrarmos na nova normalidade. Além disso, também mostra que a pandemia desencadeou em toda a Europa um maior interesse pelo transporte próprio, com metade dos participantes no inquérito a manifestar esta tendência”.

Nota, ainda, para a tendência crescente de confiança no comércio eletrónico como canal de vendas de carros usados. De acordo com o estudo, três em cada dez condutores portugueses já se sentem preparados para comprar um carro usado online, com a conveniência de poderem comparar preços e procurar informação como a razão mais valorizada (60%) e o hábito de efetuar a maioria das compras online no último ano como o segundo motivo (49%). No que diz respeito à idade dos automóveis, 64% demonstraram preferência pela aquisição de carros com menos de cinco anos.

O Barómetro de Mobilidade da CarNext foi realizado em maio de 2021 pela consultora OnePoll, tendo sido inquiridos 3000 condutores em seis países – Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Holanda e Portugal –, com 500 condutores em cada país, de todas as idades e géneros.