Os condutores portugueses são dos mais cumpridores no pagamento de multas de trânsito, respondendo à obrigação de pagamento de coimas dentro dos prazos legais.

Em iniciativa a propósito do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, que se celebra no dia 5 de maio, a Intrum, empresa especializada em serviços de gestão de crédito, revelou um estudo no qual analisa a forma como os condutores de diversos países europeus se predispõem ao pagamento de multas de trânsito.

O estudo ‘European Consumer Payment Report’ revela que 72% dos portugueses cumpre com os prazos de pagamento de multas de trânsito, num valor que surge em contraponto com a média europeia, que se situa nos 57%. O estudo revela ainda que 4% dos consumidores portugueses deu ou emprestou dinheiro para ajudar a pagar uma multa de trânsito, em linha com a Europa, em que 5% ajudaram alguém com o mesmo propósito.

O país europeu onde o cumprimento dos prazos para pagar multas de trânsito é maior é a Eslováquia, com 80% dos “infratores” a pagarem dentro dos prazos, seguindo-se a República Checa com 77%, a Lituânia com 74% e a Estónia com 73%. Portugal situa-se em quinto lugar, com uma percentagem de 72%.

No polo oposto surgem Espanha com 47%, Irlanda com 45%, Noruega com 44% e o Reino Unido, que é o país menos cumpridor, onde apenas 35% paga dentro do prazo.

A idade é também um fator determinante quando se trata de pagar multas. A nível europeu, 71% dos inquiridos com mais de 65 anos afirma que cumpre os prazos para pagar as multas de trânsito. Também a maioria dos jovens, entre os 18 e 24 anos (51%) ou entre os 25 e os 34 anos (55%), cumprem os prazos. Já em Portugal, os inquiridos com mais de 65 anos (78%) são os mais cumpridores, seguidos dos jovens entre 18 e 24 anos (75%).

O objetivo da comemoração desta data é sensibilizar todos os condutores para uma condução mais segura, respeitando na estrada os sinais e as regras de trânsito, de forma a prevenir acidentes e reduzir a sinistralidade rodoviária.