O primeiro avião elétrico certificado do mundo, fabricado pela empresa eslovena Pipistrel, efetuou o seu primeiro voo de teste em Friburgo, na Suíça, primeiro país a adquirir estes aparelhos e a autorizar que operem no seu espaço aéreo.

Objetivo também para uma mobilidade mais limpa, a aviação com recurso à tecnologia elétrica está a ser evoluída com diversos protagonistas, sendo o anúncio do Gabinete Federal de Aviação Civil da Suíça um passo em importante nesse sentido. De acordo com as informações hoje reveladas, o aparelho será utilizado principalmente como avião de treino para aspirantes a pilotos de voos ligeiros e a sua utilização “marca um passo importante no caminho para uma aviação mais ecológica”.

O avião, designado Velis Electro, recebeu por parte da Agência Europeia de Segurança Aérea o certificado para poder operar em meados em maio e a empresa suíça AlpinAirPlanes foi a primeira a adquirir os aparelhos à fabricante eslovena.

O aparelho tem uma capacidade de carga de 172 quilos durante 50 minutos de voo e é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 200 quilómetros por hora.

Com Lusa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.