O primeiro barco de passageiros 100% elétrico já está em funções no Rio Sena, o Black Swan (cisne negro, em português), destacando-se por estar equipado com baterias de segunda vida da Renault.

O barco com capacidade para oito passageiros foi apresentado pela empresa de cruzeiros Seine Alliance, tendo sido especificamente desenvolvido a pensar nos cruzeiros de lazer ou de negócios no rio Sena. A impulsionar as suas viagens estão baterias de segunda vida com duração de até duas horas. Já o carregamento das baterias leva entre duas e três horas.

É propulsionado por dois motores elétricos e não necessita de gerador ou de motor de combustão como alternativa, integrando-se na estratégia da Seine Alliance e dos seus parceiros – Grupo Renault e Green Vision – de demonstrarem a eficácia de um modelo baseado nos princípios da economia circular, de forma a reproduzir e a criar sinergias entre os vários agentes de mobilidade.

As baterias de iões de lítio provenientes de veículos elétricos da Renault, depois de concluído o seu ciclo de “primeira vida no automóvel”, foram instaladas debaixo dos assentos laterais do barco em quatro caixas de aço inoxidável que foram especialmente desenhadas e concebidas para assegurar a segurança e estanquidade em funcionamento.

Cada hélice está ligada às baterias com uma potência nominal de 10 kW (20 kW na potência máxima), que permitem ao barco atingir facilmente as velocidades de cruzeiro habituais, atendendo ao facto de que existe um limite de velocidade no Rio Sena em Paris. No total, as baterias pesam 278 kg, o que representa menos do que o peso do habitual tanque de combustível quando instalado um motor de combustão.

O casco, do construtor italiano Tullio Abbate, manteve-se, mas não tem qualquer motor a bordo ou fora de bordo. A propulsão e viragem são asseguradas por unidades direcionais submersas, num desenvolvimento técnico que confere ao barco um perfil mais elegante e permite otimizar a ergonomia do cockpit para facilitar a condução e assegurar o máximo conforto aos passageiros.