Embora a base seja a mesma do modelo lançado em 2013, o Mii – bem como os seus ‘irmãos’ Volkswagen e-up! e Skoda Citigo iV – recebe uma série de elementos diferenciadores, embora subtis, para se atualizar. Sendo um citadino, as suas dimensões estão adaptadas: mede 3556 mm de comprimento, 1645 mm de largura, 1481 mm de altura e 2421 mm de distância entre eixos.
É na vertente tecnológica que o Mii mais evolui. No seio do sistema de propulsão do Mii electric está o seu motor de 61 kW (83 CV) – associado a caixa de relação única – e com 212 Nm de binário instantâneo, o que se traduz na capacidade de o veículo de cinco portas alcançar os 50 km/h em apenas 3,9 segundos. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 12,3 segundos, estando a sua velocidade máxima limitada a 130 km/h.
Com uma bateria de iões de lítio de 32.3 kWh alojada no chassis, a sua autonomia é de 259 quilómetros (com base no ciclo de testes WLTP), ainda que em utilização citadina, de acordo com a marca, este valor possa chegar aos 358 quilómetros com uma única carga.
Quando abastecida através do carregador rápido de corrente contínua (DC), a bateria pode ser recarregada até 80% da capacidade em apenas uma hora, ou durante cerca de quatro horas através de um sistema de Wallbox a 7.2 kW ou através da infraestrutura pública.
Simplificar a gamaCom duas versões – Mii electric e Mii electric Plus – a especificação de equipamento torna-se mais simples, havendo de série, elementos como os vidros elétricos, controlo da pressão dos pneus, fecho centralizado, imobilizador e airbags laterais e de cortina, além de ar condicionado Climatronic, assistente de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, ajuda de arranque nas subidas e os modos de condução SEAT Drive Profile (normal, eco, eco+). A tudo isto, é ainda acrescentado no equipamento de série deste citadino 100% elétrico o sistema SEAT CONNECT e o cabo de carregamento modo 3 para carga através de Wallbox ou da infraestrutura pública.
A SEAT prepara uma forte ofensiva na eletrificação, tendo um plano de produto com diversas opções, incluindo o 100% elétrico SEAT el-Born já no próximo ano, as versões híbridas Plug-in do Tarraco e Leon, e as versões híbridas plug-in de elevada performance: CUPRA Formentor e CUPRA Leon.
No nível de equipamento acima, a lista acrescenta jantes de liga leve de 16”, vidros traseiros escurecidos, elementos em pele preta – volante, seletor de velocidades e travão de mão – e bancos desportivos com pesponto a branco. O nível de conforto beneficia ainda da inclusão de bancos dianteiros aquecidos, espelhos dianteiros aquecidos e elétricos, luzes de nevoeiro dianteiras e sistema de som com seis colunas.
Exteriormente, passa a ter legenda ‘electric’ na traseira e autocolantes ‘electric’ nas laterais, podendo o comprador escolher entre cinco cores de carroçaria (Preto Deep, Branco Candy, Vermelho Tornado, Azul Costa e Cinzento Tungsten), com potencial contraste com o tejadilho e espelhos pintados a preto (disponível em conjunto com as pinturas branco Candy, vermelho Tornado, azul Costa e cinzento Tungsten).
Nota, ainda, para a existência de cinco pacotes opcionais de carregamento, sendo eles o Garage, Easy Flex, Below Zero, Home Charge (cabo de carga a 2.3 kW para casa) e Fast (carregamento com corrente contínua – DC). Este último demarca-se por ter um sistema de carga combinado CCS, que acrescenta a capacidade de carga DC a 40kW.
Conectado
Indo ao encontro dos interesses de uma nova geração de condutores, o citadino 100% elétrico é o primeiro modelo a receber o SEAT CONNECT, sistema que permite o acesso e a gestão remota do veículo a partir do smartphone. Pela aplicação, é possível aceder a dados como a informação da viagem, a localização de estacionamento, o estado em relação às portas e luzes, controlar o processo de carga através do e-Manager ou a capacidade de ajustar o ar condicionado à distância. É também através da ligação do Mii ao smartphone que se recebe acesso à música, ao rádio e navegação através da app DriveMii.
A SEAT refere ainda que, além de opção de compra, há uma solução de leasing, sendo que na Alemanha, por exemplo, com um contrato a 36 meses e 10.000 quilómetros, o custo mensal de ‘renda’ será de cerca de 145€ (sem entrada). Este modelo de leasing ficará inicialmente disponível na Noruega, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Reino Unido. O lançamento do Mii electric em Portugal está previsto para o primeiro semestre de 2020.
Ficha técnica
Motor: Potência máxima 61 kW (83 CV)
Binário máximo 212 Nm
Bateria: Iões de lítio
Capacidade 32.3 kWh (valor líquido)
Tempo de carga com 40 kW DC até 80%, ~1 hora
Tempo de carga com 7.2 kW AC até 80%, ~4 horas
Autonomia:
Combinado: 250-259 km (WLTP)
Urbano: 349-358 km (WLTP)
Aceleração: 0-50 km/h em 3.9 segundos
0-100 km/h em 12.3 segundos
Velocidade máxima 130 km/h
Comprimento: 3,556mm
Largura: 1,645mm
Altura: 1,481mm
Distância entre eixos: 2,421mm
Bagageira: 251 litros (923 litros com os bancos traseiros reclinados)
O Mii electric assume-se como o elétrico inaugural da marca espanhola, acompanhando o crescimento do mercado de veículos elétricos na Europa e, ao mesmo tempo, abrindo a porta para a chegada de mais modelos do género, não só elétricos, mas também Plug-in híbridos (PHEV).
“A eletrificação está a expandir-se a um ritmo muito rápido, com o mercado mundial de veículos elétricos a registar um crescimento de 75% nos primeiros 8 meses do ano, e a SEAT está pronta para acompanhar esta procura crescente”, diz Luca de Meo, Presidente da SEAT. “O Mii electric inicia essa jornada, trazendo para o mercado um veículo elétrico acessível, mostrando a importância que damos não apenas ao desenvolvimento de veículos que honram a essência da SEAT, mas também aos que prometem um futuro emocionante para a indústria e para os consumidores”, acrescentou.
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