A PRIO abriu as candidaturas para o seu programa de criatividade e empreendedorismo, o Jump Start, que irá decorrer até ao próximo dia 31 de maio. Na sua quinta edição, este programa tem já apoiado algumas ideias vencedoras ao longo dos anos, com os três projetos vencedores a garantirem um prémio de 10.000€ (para cada um), bem como a possibilidade de testarem as suas soluções dentro da empresa, tendo o apoio de uma equipa de acompanhamento para o projeto-piloto que pode durar até 12 meses.

Este programa internacional de empreendedorismo destina-se às startups com os melhores produtos e serviços nas áreas de novas soluções de mobilidade, transformação digital e transição energética, procurando assim incentivar e acelerar a transição energética com ideias merecedoras de destaque e que se destaquem pela potencial contribuição para uma melhoria do ecossistema da mobilidade.

As inscrições poderão ser feitas no site www.priojumpstart.com até ao dia 31 de maio, sendo escolhidos depois 14 pré-finalistas que terão a oportunidade de ingressar no ‘bootcamp’ que decorrerá entre 12 e 15 de julho, do qual sete sairão com lugar garantido na final de dia 17 de setembro. Seguir-se-ão mais três fases de mentoria, ‘pitch training’ e ‘pitch mock-up’ até à final que terá lugar a 17 de setembro.

Tal como nas edições anteriores, os três vencedores terão a oportunidade de testar os seus produtos ou serviços em ambiente real dentro da PRIO, com acompanhamento dedicado, estabelecendo uma relação de negócio e parceria com a empresa.

Além do prémio monetário já indicado para as três primeiras, o top 5 terá também direito a prémios que poderão garantir um stand ALPHA na Web Summit ou 2500€ para divulgação da sua startup. O Jump Start é uma iniciativa organizada pela imatch, com o apoio da Innoenergy, Portugal Ventures, InovaRia, Microsoft for Startups e, ainda, a Câmara Municipal de Ílhavo.

De acordo com Cristina Correia, diretora de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da PRIO, este é mais um evento que mostra a vitalidade do empreendedorismo, ao qual só falta, por vezes, um pequeno empurrão para que avancem. “Todos os anos ficamos muito felizes com a quantidade de projetos que avaliamos. Nos tempos que correm, as empresas devem ter um papel impulsionador de boas ideias, principalmente em temas que importam a todos. A PRIO orgulha-se de poder ter no seu ADN, a capacidade de procurar, encontrar e ajudar a desenvolver este tipo de ideias”.