A produção de automóveis na Europa tem caído a pique com as paragens laborais nas fábricas dos principais fabricantes que operam no Velho Continente, devido à pandemia de Covid-19, resultando já numa redução de quase 1.5 milhões de veículos produzidos.

De acordo com os números revelados pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), a quebra na produção de veículos na União Europeia e no Reino Unido ascende já a 1.465.415 unidades, quando na semana passada era de 1.2 milhões.

O número, adianta aquela associação que representa uma grande parte dos fabricantes a operar na Europa, deverá aumentar ainda mais com a manutenção da paragem nas fábricas ao longo de abril, enquanto os diversos países tentam travar a propagação do novo coronavírus.

A duração média de paragem nas fábricas europeias é de 18 dias úteis, mas este ano esse valor deverá aumentar.

Em termos de emprego, esta paragem já afetou diretamente 1.138.536 trabalhadores, também subindo face aos 1.110.107 da semana passada, sendo estes valores apenas referentes aos trabalhos diretos. Porém, o impacto no setor laboral será muito maior, atendendo aos postos de trabalho indiretos.