O proprietário finlandês de um Tesla Model S de 2013 decidiu explodir o automóvel num vídeo de Youtube, aparentemente como demonstração de descontentamento pelos problemas que sentiu ao longo da posse do modelo. O vídeo foi publicado no canal finlandês Pommijätkät (os ‘Bomb Dudes’, ou rapazes bombásticos…), descrito pelos seus fundadores como um canal com a missão de “criar uma comunidade jovem e vibrante, pronta para explorar o mundo com uma atitude curiosa e positiva”.

De acordo com o vídeo, Tuomas Katainen terá adquirido um Model S de 2013 que, durante os primeiros 1500 quilómetros não teve qualquer problema, o que ter-se-á alterado gravemente posteriormente com o carro a ir parar a um centro técnico da Tesla, onde esteve durante cerca de um mês. Katainen explica que a única solução que lhe foi dada é que era necessário mudar a bateria, com um custo de 20.000 euros, faltando também a autorização da Tesla.

Desalentado pela solução oferecida, Tuomas Katainen optou por fazer explodir o seu Model S numa antiga pedreira da vila de Jaala, contando com a ajuda dos ‘Bomb Dudes’ e de 30 kg de dinamite, não faltando um boneco de Elon Musk no lugar do condutor, que chegou ao local num helicóptero.

A dinamite foi colocada apenas num lado do Tesla, de forma a garantir a segurança na explosão, controlando também a direção dos destroços (rumo à parede contrária da pedreira), de acordo com os responsáveis pela explosão deste carro elétrico.

Após a explosão, a equipa dos Pmmijätkät tratou de recuperar todos os destroços possíveis, reunindo-os para não deixar rasto do Model S.