Com base no Fiat Bravo, a Bertone concebeu um protótipo do que seria o futuro dos SUV desportivos, ou seja, cerca de 20 anos antes da intensa procura por este tipo de veículos. Designado de Fiat Bravo Enduro, este SUV de três portas levou o conceito ainda mais à frente.
No entanto, este Bravo Enduro não era só aparência, pois não só tinha uma boa altura ao solo, como também estava equipado com sistema de tracção integral. O motor esse era o mesmo do Bravo HGT, de cinco cilindros em linha e 2,0L de cilindrada, que desenvolve 147cv.
Para além da versão de estrada, a Bertone desenvolveu também a sua versão de competição, designado Bravo Enduro Raid, com o objectivo de competir nos ralis de todo o terreno. Este automóvel destaca-se pela decoração específica e as jantes brancas da Fondmetal.
Como seria de esperar, este modelo acabou por não seguir para a produção e apenas dois exemplares foram construídos, o normal e o Raid, que tudo indica terão sobrevivido até aos nossos dias.
Por Tiago Nova/Jornal dos Clássicos
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.