A Ford poderá ressuscitar a denominação Puma para um novo modelo a lançar na Europa no próximo ano.

Denominação já usada no passado para um coupé de segmento compacto, o Puma (na galeria) foi descontinuado depois de não ter correspondido em vendas, embora tenha deixado uma legião de adeptos. Contudo, a regressar esta denominação, não será a adornar a carroçaria de um coupé, mas possivelmente a de um SUV de segmento B com base no Fiesta, que tomaria o lugar do EcoSport, modelo que já passou por três atualizações desde o seu lançamento europeu em 2014 (tendo nascido antes para outros mercados emergentes).

De acordo com a Automotive News Europe, que cita a companhia francesa de investimento Inovev, este novo SUV de segmento B teria a sua produção na fábrica romena de Craiova, onde o atual EcoSport é produzido para o mercado europeu. A estreia deste modelo poderá decorrer no Salão de Frankfurt, em setembro, de acordo com a mesma fonte, integrando-se na estratégia em curso da Ford de aposta mais aprofundada nos SUV para sustentar o seu crescimento mundial e, neste caso, na Europa.

Apesar de um arranque pouco consolidado no mercado europeu, os diversos facelifts têm colocado o EcoSport mais perto do desejado por parte da marca americana. Em 2017, no Velho Continente, este SUV tinha vendido 65.425 unidades, mas em 2018 beneficiou de um crescimento de 55,8%, para um total de 101.921 registos, segundo os dados do site Focus2Move.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.