Site icon Motor 24

Quantos litros de gasolina pode comprar com um salário médio em Portugal?

Mesmo com a pandemia de Covid-19 e com uma redução do preço dos combustíveis na Europa, o custo da sua aquisição para quem anda de automóvel continua a ser bastante significativo. Para avaliar de forma mais objetiva qual o impacto dos combustíveis no salário médio dos europeus, a Picodi reuniu dados sobre os preços da gasolina no primeiro semestre deste ano, verificando que houve uma quebra nos preços praticamente em todos os países.

Para o efeito, foram comparados os preços médios da gasolina no primeiro semestre de 2020 com os dados mais recentes de salários médios. Nesta equação, Suíça e Luxemburgo podem ostentar o melhor preço da gasolina para uma proporção salarial média na Europa. A remuneração média nesses países permite que seus cidadãos comprem, respetivamente, 3795 e 3320 litros de gasolina. A Dinamarca completa o pódio com 2484 litros.

Em Portugal, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o salário médio é de 929€ líquido. Isso significa que um português ‘médio’ pode comprar 669 litros de gasolina com o seu salário, ficando assim no 31º lugar. Com este valor, os portugueses foram ultrapassados pelos espanhóis (1127 litros) e franceses (1462 litros). Os mais baixos no ranking foram: Grécia (632 litros), Bielorrússia (553 litros) e Bulgária (532 litros).

Moldávia, Ucrânia e Albânia ocuparam os últimos três lugares. O salário médio nesses países vale 352, 345 e 239 litros, respetivamente.

Quanto ao preço por litro, de acordo com a pesquisa levada a cabo pela Picodi, os russos podem aproveitar a gasolina mais barata da Europa – o preço médio da gasolina no país, convertido em rublos, é de 58 centavos de euro. Já os holandeses pagam o preço mais alto – 1,58 €.

Em 39 dos 42 países europeus considerados, os preços da gasolina no primeiro semestre de 2020 foram mais baixos do que em 2019. A maior queda foi observada na Bósnia e Herzegovina (−17,8%), Ucrânia (−15,4%) e Roménia (−14%). Em Portugal, a queda nos preços da gasolina foi de 7% (29a posição). Observou-se uma queda ligeiramente menor na Itália (−6%), Reino Unido (−5,7%), Albânia (−4,9%) e Estónia (−4,3%).

Este relatório usa o salário médio líquido de acordo com os mais recentes dados disponíveis, fornecidos pelos escritórios de estatísticas nacionais ou ministérios competentes. Os preços médios para o primeiro semestre de 2020 em mais de 100 países são baseados em dados do globalpetrolprices.com e de outras fontes locais. Para obter o número de litros, dividiu-se o salário médio pelo preço médio de 1 litro de gasolina. Para a conversão de moeda, usou-se a taxa de câmbio média dos últimos 90 dias.

Exit mobile version