Radares de ruído vão ser ‘arma’ para multar carros barulhentos

03/05/2019

A União Europeia estará na iminência de aprovar um novo tipo de radar que terá como foco travar a poluição sonora. De acordo com o site alemão Auto Motor und Sport, estes radares não estão ainda totalmente desenvolvidos, mas estima-se que poderão ser introduzidos na Europa num futuro próximo.

Com o objetivo de travar qualquer tipo de poluição, seja atmosférica, seja sonora, a União Europeia (UE) deverá impor limites de ruído mais exigentes no que diz respeito aos transportes, podendo vir a multar quem tenha automóveis com ruído acima do homologado ou de um limite preestabelecido.

A tecnologia está a ser desenvolvida na Suíça, mais concretamente a pedido da cidade de Genebra, com os investigadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) a trabalharem num aparelho que consegue detetar o nível de ruído dos veículos, apontando a sua disseminação pelo país num prazo de dois a quatro anos. Os veículos infratores seriam fotografados e, caso o seu proprietário não reduza o nível de ruído acústico do veículo, esse poderia ser apreendido pela polícia.

Contudo, a sua implementação com a consequente aplicação de multas carece de base legal, havendo ainda um problema de fidelidade em termos de distinção do veículo infrator entre uma série de eles a passarem ao mesmo tempo. No entanto, a EPFL já dispõe de aparelhos que conseguem determinar a velocidade de um veículo e até a tipologia do mesmo com base no ruído emanado.