Um dos modelos mais exclusivos de sempre da Ferrari, o 288 GTO, que viria a servir como antecâmara para o F40, será proposto a leilão pela RM Sotheby’s, esperando-se que recolha uma quantia acima dos dois milhões de dólares.

Conhecido por ser o primeiro dos superdesportivos da Ferrari e um modelo de homologação de uma versão de competição prevista para o Campeonato de Velocidade de Grupo B, o 288 GTO acabou por se tornar num dos modelos mais marcantes daquela casa italiana, produzindo-se apenas 272 unidades – embora não tenha o mesmo grau de exclusividade que o 250 GTO da década de 1960 e que é hoje o detentor de recordes no valor em leilões.

Este modelo contava com um motor V8 de 2.8 litros sobrealimentado com dois turbos IHI, para uma potência de 400 CV e binário de 496 Nm para um peso de apenas 1159 kg, afigurando-se como o modelo de produção mais rápido do mundo aquando do seu lançamento, chegando a atingir os 304 km/h de velocidade máxima.

No caso desta unidade que será proposta num evento online pela RM Sotheby’s, trata-se de exemplar comprado novo pelo colecionador Hartmut Ibing e que contou com quatro proprietários na sua lista de ‘vida’. É também um dos poucos a dispor de ar condicionado de série e vidros elétricos.

A leiloeira espera obter um valor de venda entre os 2.2 e os 2.4 milhões de dólares no final do evento que irá ter lugar entre os dias 21 e 29 de maio.

Imagens cortesia da RM Sotheby’s.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.