A ideia de vislumbrar o futuro sempre entusiasmou a Humanidade, sendo a indústria automóvel também um exemplo dessa paixão pelo futurismo. Os concepts são formas de olhar para esse mesmo futuro por parte dos construtores. Neste exercício dos especialistas em seguros da Budget Direct, olhamos para as versões futuristas de sete automóveis emblemáticos no ano de 2050: Toyota Corolla, Honda Civic, Ford Mustang, Chevrolet Corvette, MINI, Jaguar XJ e Mercedes SL.

A primeira descoberta é que nenhum dos modelos idealizados pela Budget Direct fugiu do asfalto, ou seja, não são voadores, como alguns filmes já chegaram a fazer crer. Porém, as linhas destes modelos são claramente vanguardistas, distanciando-se de certa forma dos seus antepassados atuais.

1. Chevrolet Corvette 2050

O atual Corvette é o primeiro com motor central, mas em 2050 a combustão deverá ser uma coisa do passado. Assim, esta visão do futuro conta com dois ou quatro motores elétricos e um pack de baterias de largo alcance.

Mas o estilo é ainda o de motor central, com algumas tomadas de ar laterais para refrigeração dos motores traseiros e da bateria. O mesmo acontece na diateira, onde as entradas de ar arrefecem os motores dianteiros.

2. Toyota Corolla 2050

A par do Honda Civic, o Toyota Corolla é um dos modelos mais duradouros da indústria automóvel, com o modelo da Toyota no ano de 2050 a contar com portas dianteiras de abertura em tesoura, no sentido oposto às das traseiras, também em formato de tesoura. A sua inspiração é a do Concept-i (as jantes são as mesmas), imaginado em versão Corolla e também disponível apenas como elétrico.

Graças a isso, há novas possibilidades de design do habitáculo, mais amplo e com uma secção vidrada de maiores dimensões.

3. Ford Mustang 2050

Um Mustang elétrico já não é uma blasfémia, uma vez que a marca americana lançou o Mach E sob a insígnia do Mustang. Por isso, este protótipo de 2050 é também elétrico, com dois motores no eixo traseiro para replicar as sensações de conduzir um desportivo de traão traseira. Assim, capot mais curto, espelhos retrovisores pontiagudos e um estilo de tejadilho flutuante em virtude dos pilares A e C pintado.

Contudo, a possibilidade de dispor de quatro motores elétricos não está fora de hipóteste para este protótipo de 2050.

4. Jaguar XJ 2050

O luxo e o estilo britânico são representados no ano de 2050 na versão futurista de 2050 do Jaguar XJ. Esta berlina imaginada pela Budget Direct é 100% elétrica, prefigurando a vontade da marca do felino de passar para a mobilidade elétrica. No entanto, ao contrário do Jaguar I-Pace, esta silhueta oferece visual robusto, com um para-brisas angular e ‘ombros’ mais largos.

Este concept do Jaguar XJ conta também com portas traseiras de abertura suicida, demarcando-se ainda pelas jantes de grandes dimensões com pneus de performance.

5. Mercedes-Benz SL 2050

A geração futurista do Mercedes-Benz SL volta às origens, respeitando o lema ‘Super Light’ (‘Sport Leicht’, no original). Ou seja, super ligeiro. Este modelo de 2050 conta com inspiração nos concepts contemporâneos, como os Silver Arrow ou o AMG Vision Gran Turismo.

Dispõe de jantes de grandes dimensões, com a dianteira a ser demarcada pela grelha Panamericana e pelos faróis esguios como o Vision GT Concept. Como é apanágio dos desportivos da marca alemã, o capot é longo e esguio, com um tejadilho rígido retrátil. Totalmente elétrico, o conjunto de baterias está rente ao chão.

6. MINI Cooper 2050

O MINI original será sempre um ícone. Representante de uma época do automóvel e da própria estrutura cultural da sociedade, o MINI é imaginado como um citadino 100% elétrico para o futuro, com imagem própria do modelo original, mais compacto do que o atual.

O pilar A é quase inexistente, com um para-brisas mais direito e grandes janelas laterais para melhorar a visibilidade. Sendo elétrico, o protótipo conta com uma grelha com uma larga representação da bandeira britânica. Os faróis redondos e as extremidades curtas são elemento deste protótipo.

7. Honda Civic 2050

O compacto popular da Honda continuará a dar cartas em 2050, mas com uma visão muito diferente. Embora mantendo a agressividade que tem pautado o seu design dos tempos recentes, o Civic Concept inspira-se na animação japonesa dos robots gigantes ‘Gundam’, popular também fora do Japão.

A grelha dianteira assemelha-se à do Clarity, enquanto a traseira tem inspiração noutro modelo da Honda, o CRZ. Mais largo e mais baixo, tem uma aerodinâmica mais esguia. A secção inferior em preto indica onde está localizada a bateria elétrica.

REVEJA OS CONCEPTS NA GALERIA DE BAIXO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.