Direto sucessor de um modelo icónico do passado, o Renault 5 Prototype foi eleito o ‘Concept Car do Ano’ pela ‘Car Design Review’, tendo sido elogiado o esforço de reinterpretação do 5 original por parte da marca francesa.

Tal como o original, que procurava oferecer uma solução mais acessível e funcional, tornando-se assim altamente popular, os designers da Renault tentaram criar um citadino de aspeto mais futurista, mantendo o charme clássico, mas com vertente altamente tecnológica, graças à motorização elétrica e a novos padrões de conectividade.

Agora, o Renault 5 Prototype foi eleito ‘Concept Car do Ano’ pela prestigiada revista ‘Car Design News’, depois de ter estado em competição com protótipos apresentados por outros construtores automóveis, entre março de 2020 e março de 2021. A cerimónia ‘Car Design Review 8’ antecipa e faz um balanço das tendências e inovações do ano em matéria de design, através de um júri composto por especialistas em automóveis e diretores de design dos maiores construtores.

Para Gilles Vidal, Diretor da Renault Design, “o prémio ‘Car Design News Concept Car do Ano’ atribuído ao R5 Prototype tem um sabor especial para a equipa de design da Renault, por ser atribuído por um júri composto por grandes designers de automóveis! Temos muito orgulho disso. Também estamos orgulhosos pela receção com que o Renault 5 Prototype foi acolhido pela imprensa e público, já que o seu design exterior será mais de 90% fiel ao do automóvel de produção”.

A versão de produção em série, diretamente derivada do concept das imagens, será apresentado em 2024.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.