A Renault e o conhecido produtor de música eletrónica Jean-Michel Jarre aliaram-se para criarem novos conceitos sonoros a bordo dos futuros automóveis elétricos da marca francesa. A ideia é aproveitar o espaço mais amplo no interior para o desenvolvimento da acústica no habitáculo dos modelos gauleses.

Com a ‘explosão’ em quantidade dos automóveis elétricos na estrada, a Renault considera que é chegado o momento de repensar o som dentro e fora dos veículos. Para o caso do habitáculo, a marca aliou-se a Jean-Michel Jarre, um dos mais reputados criadores de música eletrónica das décadas de 1980 e 1990 – com músicas tão famosas como o ‘Fourth Rendez-Vous’ –, para a cração de uma nova assinatura sonora dos seus modelos elétricos.

Esta assinatura sonora será audível em diversos elementos: desde a sequência de entrada a todo o sistema de alta-fidelidade no interior (componentes, localização e algoritmos), passando ainda pelo som emitido pelo veículo quando se desloca a velocidades inferiores a 30 km/h para alertar os peões e outros utilizadores da via.

“Os carros são ótimos espaços nos quais se podem criar sinergias entre tecnologia e o ambiente. A Renault é um fabricante de automóveis em rápida mudança e desejo fortemente incorporar todas as minhas competências enquanto engenheiro sonoro neste mundo de experiências auditivas”, refere Jarre.

Um dos princípios é utilizar o menor número possível de componentes para criar uma experiência sonora única a bordo, simbolizada pelo conceito ‘Less is More’ (menos é mais), tecnologia que foi incorporada no protótipo Scénic Vision e que está em linha com um princípio de sustentabilidade preconizado pela Renault.

Outro conceito a desenvolver pelas duas partes é o da ‘estrada sonora’ (‘Sonic Road’), com Jean-Michel Jarre a fornecer as competências para o primeiro algoritmo dessa ‘Sonic Road’. Este serviço vai providenciar aos passageiros a banda sonora que tem em conta as preferências do condutor e a informação contextual, por exemplo, a localização GPS, o estado do tempo ou a hora do dia.

Contando com uma aprimorada bagagem de conhecimentos enquanto artista e investigador na área da música, Jean-Michel Jarre criou uma forma de emparelhar os dados contextuais detetados pelo veículo com o conteúdo musical à disposição do condutor.

Este acordo de parceria tem uma duração inicial de três anos, sendo os frutos da colaboração aplicados nos futuros modelos elétricos da Renault. Porém, o novo Mégane E-Tech já conta com os ensinamentos do produtor musical na criação do sistema de áudio fornecido pela Harman Kardon.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.