Ampliando o seu leque de opções para a mobilidade elétrica, a Renault lança agora uma variante do ZOE com opção de carregamento rápido, que pode ser particularmente apelativa para quem teme perder muito tempo ‘ligado à tomada’.

De acordo com a marca francesa, este novo ZOE Z.E. 40 C.R. (acrónimo para Carregamento Rápido) permite tempos de carregamento que podem ser 30% inferiores em relação ao já conhecido ZOE Z.E. 40, oferecendo uma autonomia de 370 quilómetros em ciclo NEDC. Mesmo sendo uma autonomia ligeiramente inferior à da outra versão (que anuncia 400 quilómetros NEDC), a Renault acredita que o facto de dispor de uma capacidade de carregamento superior compensa esse facto.

Ou seja, para carregar as baterias desde zero até aos 80% de carga (perto de 300 quilómetros de autonomia em ciclo NEDC), o Renault ZOE Z.E. 40 C.R. precisa de 65 minutos, em vez dos 100 minutos do ZOE Z.E. 40. Uma poupança de tempo na ordem dos 30%, mas isto nos postos de carregamento rápido de 43 kW (64A). Já numa Wallbox de 22 kW (32A), os tempos de carregamento são em tudo idênticos ao do ZOE Z.E. 40. Nesse sentido, para as empresas que têm condições para instalar postos de carregamento rápido nas suas instalações, o ZOE Z.E. 40 C.R. é mais uma solução a ter em conta na mais completa gama 100% elétrica do mercado.

Sendo carros em tudo idênticos, existem, no entanto, algumas pequenas diferenças que permitem essa diferença nos tempos de carregamento, uma vez que o C.R. dispõe de um bloco designado Q90 e o outro por um motor designado R90. Além de simples diferencias de denominação, existe uma pequena redução na potência do primeiro, que debita 65 kW (88 CV) em vez dos 68 kW (92 CV) do ZOE Z.E. 40, embora se mantenham praticamente inalteradas as outras características de performances: o binário de 220 Nm mantém-se, bem como a aceleração dos zero aos 50 km/h em 4,1 segundos e dos zero aos 100 km/h em 13,2 segundos.

Numa tomada doméstica há outras diferença que é o tempo de carregamento ligeiramente superior em cerca de 30 minutos por parte deste ZOE Z.E. 40 C.R., que é então também compensado pela melhoria no carregamento rápido. Por outro lado, nas wallboxes de 22 kW o tempo de carregamento é igual. Quanto a custos, recorde-se que o valor a pagar por um carregamento numa tomada doméstica, seja de empresa ou de garagem, ronda os 1,40€/100 km no caso de uma tarifa bi-horária. Caso não seja este o caso, o custo por 100 km é de 2,40€ (em redor). Note-se, ainda, que além do Renault ZOE estar isento do pagamento de Imposto Único de Circulação, não é abrangido pela tributação autónoma e, na cidade de Lisboa não paga estacionamento. Para clientes empresariais, há ainda a dedução integral do IVA.

O Renault ZOE Z.E. 40 C.R. pode ser adquirido a partir de 15.460€ para as empresas (associado a contrato de aluguer da bateria, beneficiando da dedução integral do IVA e incluído o incentivo do estado no valor de 2250€) ou 18.820€ para particulares (associado a contrato de aluguer de bateria, beneficiando do incentivo do estado no valor de 2250€ e com uma retoma e financiamento RCI Bank). Se a opção recair na compra do novo Renault ZOE Z.E. 40 C.R. com as baterias incluídas, o preço começa nos 23.195€ (empresas) e 27.995€ (particulares). As diferenças entre os modelos do ZOE é de 700€ a mais no caso do modelo com carga rápida. Para os clientes particulares, a Renault reserva ainda a oferta da wallbox de 7.4 kWh, oferta extensível também aos clientes empresariais no caso da wallbox de 22 kWh.

Num curto contacto com estas duas variantes, que levou alguns jornalistas do Lagoar Park em Porto Salvo à Tapada de Mafra por autoestrada e sempre com velocidades elevadas – poupança foi coisa que não existiu neste exercício, porque o objetivo era mesmo esse… -, ficou percetível no final da viagem que a diferença de carregamento, apontada no PCR na sede da Renault, indicava uma vantagem de cerca de 20 a 25 minutos para o lado do Z.E. 40 C.R..

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