A Renault parece estar a criar uma equipa de ‘galácticos’ para o seu departamento de design, tendo anunciado recentemente a contratação de dois nomes grandes da indústria, Gilles Vidal, que deixa a Peugeot, e Alejandro Mesonero-Romanos, que deixa a SEAT.

Com Luca de Meo a assumir o lugar de CEO da marca francesa, a intenção do novo responsável é fortalecer ao máximo a área do design, tendo para o efeito escolhido dois dos mais influentes designers atuais da indústria automóvel.

Ambos irão responder ao diretor de design da marca, Laurens van den Acker, no estabelecimento de uma linguagem estética para os futuros modelos da Renault.

Com 52 anos, Mesonero-Romanos transita da SEAT, na qual era Diretor de Design desde 2011, fazendo o mesmo caminho que Luca de Meo. Da sua autoria foram diversos modelos da marca espanhola, como o trio de SUV da SEAT, Ateca, Arona e Tarraco, além do Ibiza de quarta geração e os últimos CUPRA Formentor e el-Born. Curiosamente, este espanhol trabalhou anteriormente na Renault, entre 2007 e 2009.

Mais surpreendente foi a contratação de Gilles Vidal, de 48 anos de idade, que foi o mentor de modelos tão importantes para a Peugeot como os 3008 e 508 de nova geração. Integrado na marca de Sochaux desde 2010, na qual também desempenhava a função de líder do Peugeot Design Lab, um departamento dedicado à criação de outros objetos que não os diretamente ligados ao automóvel.

Além disso, também passou muito do seu tempo na Citroën, sendo responsável pelos projetos dos C5 e C4 Picasso.