O Grupo Renault e a Geely Automobile chegaram a acordo (ainda não definitivo) para criar uma nova entidade que vai tratar de desenvolver, fabricar e fornecer uma nova geração de grupos propulsores híbridos e motores de combustão interna de alta eficiência a nível global.

A nova empresa será um fornecedor global, independente, de soluções de sistemas de propulsão, produzindo sistemas híbridos de propulsão da próxima geração e desenvolvendo tecnologias livres de carbono e de baixas emissões, a partir de cinco centros globais de I&D.

Nos termos deste acordo-quadro, a Geely e o Grupo Renault deterão participações equitativas de 50-50 na nova empresa, que não tem ainda uma denominação, mas que irá fornecer soluções para múltiplos clientes industriais, incluindo a Renault, Dacia, Geely Auto, Volvo Cars, Lynk & Co, Proton e, também, a Nissan e a Mitsubishi Motors Company. No futuro, a parceria poderá também oferecer tecnologias de grupos propulsores a outras marcas de automóveis.

A nova empresa está planeada para operar 17 unidades de produção, em três continentes, empregando cerca de 19.000 pessoas no total. Terá uma capacidade combinada de mais de cinco milhões de motores de combustão interna, híbridos, híbridos plug-in e transmissões por ano, fornecendo mais de 130 países e regiões. A carteira conjunta de produtos da nova empresa e, a sua pegada regional, poderão oferecer soluções para 80% do mercado global de motores de combustão interna).

A notícia deste acordo coincidiu com um Dia do Mercado de Capitais do Grupo Renault, em Paris, no qual o Grupo Renault delineou uma série de iniciativas para acelerar a sua transformação e partilhou as suas perspectivas financeiras a médio prazo.

“À medida que o Grupo Renault acelera com a transformação Renaulution para captar valor em toda a nova cadeia de valor automóvel, estamos satisfeitos por termos acordado planos para uma ambiciosa parceria com a Geely, para continuar a desenvolver as tecnologias ICE e motores híbridos, que continuarão a ser uma parte crítica da cadeia de abastecimento automóvel para as décadas que se avizinham. Seremos capazes de oferecer as melhores soluções de motorização e electrificação da classe, a várias marcas OEM em todo o mundo, libertando o potencial do mercado para esta tecnologia de baixas emissões”, afirmou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Da parte do Grupo Geely Holding, Eric Li, Presidente desta companhia, explicou que “o acordo com o Grupo Renault permitirá a criação de um líder global em tecnologias híbridas, para fornecer soluções avançadas altamente eficientes aos fabricantes de automóveis em todo o mundo. Estamos ansiosos por trabalhar em conjunto com Luca de Meo e a sua equipa da Renault, para tornar esta parceria uma realidade. Este acordo assenta no nosso compromisso de alavancar a nossa vasta experiência tecnológica e no portfólio de marcas do grupo, para continuar a nossa viagem pioneira na sustentabilidade e criação de valor, que conduz à excelência para o consumidor”.

Espera-se que este acordo-quadro conduza a uma combinação formal em 2023. São de prever anúncios com mais detalhes, sobre a nova entidade, nos próximos meses.