O Grupo Renault e a Iberdrola assinaram um acordo de parceria estratégica para o estabelecimento de projetos que visam a redução das emissões de CO2 e no consumo de energia da Renault na fábrica do grupo em Cacia, Portugal, e em Espanha. O objetivo é tornar aquelas infraestruturas mais eficientes e ‘verdes’, reduzindo a sua pegada ambiental nos próximos anos.

Esta parceria permitirá ao Grupo Renault trabalhar no sentido de atingir o objetivo da Pegada de Carbono Zero, assumido no plano estratégico ‘Renaulution’, que promoverá a utilização de energia ‘verde’ nas suas fábricas e o recurso a Big Data na gestão da sua eficiência energética, entre várias outras medidas. Este acordo para a descarbonização das fábricas da Renault será posto em prática ao longo dos próximos três anos.

Nos termos do acordo, a Iberdrola fornecerá energia ‘verde’ à Renault a longo prazo, mas irá também implementar a eletrificação do calor através de processos térmicos e soluções de maior eficiência energética, analisando, localmente, projetos de energias renováveis (com a implementação local de projetos de energias renováveis (painéis fotovoltaicos e geradores eólicos nas fábricas e instalações). Ao mesmo tempo, irá promover a eletrificação da mobilidade e a utilização de baterias em ‘segunda vida’.

No âmbito desta parceria, a Iberdrola torna-se o fornecedor de energia renovável do fabricante, através da assinatura de um acordo a longo prazo para o fornecimento de 100% da energia consumida pelo Grupo Renault em Espanha. Também está prevista a análise e a conceção de soluções de mobilidade e carregamento elétrico, tanto para uso interno da frota das próprias fábricas como para carregamentos associados (funcionários, outras companhias e consumidores finais). No caso desta rede de carregamento associada, estas soluções serão integradas e propostas como parte do projeto ‘ZE Redy to Charge’, desenvolvido pelo Grupo Renault.

Falando em nome da marca francesa, José Vicente de los Mozos, Diretor Industrial do Grupo Renault e Presidente e CEO da Renault Iberia, afirmou que, “no Grupo Renault, acreditamos convictamente nas nossas responsabilidades para com o ambiente e é por isso que um dos nossos objetivos é alcançar uma Pegada de Carbono Zero nas nossas fábricas, tornando-nos a marca automóvel líder no compromisso com o meio ambiente. Neste sentido, estamos a estabelecer acordos como aquele que agora assinámos com a Iberdrola, que nos levará a reduzir as emissões de CO2 nas nossas fábricas de uma forma inovadora e alinhada com a nossa visão da tecnologia 4.0 da indústria, permitindo-nos, assim, continuar a trabalhar no reforço da competitividade futura das nossas instalações industriais”.

Para Ignacio Galán, Chairman da Iberdrola, “este acordo demonstra bem o compromisso de ambas as empresas para com a descarbonização. Partilhamos a mesma visão e temos os mesmos objetivos para alcançar uma economia livre de emissões. Hoje, combinamos esforços para não só reduzirmos as emissões dos automóveis ao longo do seu ciclo de vida, mas também as geradas ao longo do processo de fabrico”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.