Renault vai lançar modelo 100% elétrico para o segmento C

01/04/2019

A Renault vai acentuar a sua aposta nos veículos elétricos, estando já assegurado o lançamento de um modelo de segmento C para rivalizar com o Volkswagen ID, com base numa plataforma dedicada para automóveis elétricos.

Em declarações ao site britânico Auto Express, o diretor do programa de veículos elétricos da Renault, Eric Feunteun, confirmou que a marca terá um elétrico para o segmento C (apenas em 2022), o mesmo do Mégane e do Volkswagen Golf na atualidade, mas também do ID no próximo ano.

“A minha resposta é muito clara. Sim, vamos para o segmento C e, sim, vamos entrar [nesse] com uma bateria maior, de certeza”, referiu, alertando ainda que é preciso encontrar um custo aceitável para a bateria para que o veículo seja “uma oferta competitiva”.

“Se o fizermos [entrar no segmento] com os custos atuais das baterias, então estaríamos ao nível do preço dos nossos rivais de luxo. Se quisermos ir para o segmento C, D ou E – podemos ver o que a Tesla e a Jaguar estão a fazer – temos de ir com baterias grandes. Mas isso também significa carros muito caros. Acredito fortemente que o ADN da Renault é lançar tecnologia acessível. O Zoe é o carro elétrico mais acessível do mercado e o preço é o seu fator decisivo”, acrescenta.

O que já parece garantido é o facto de contar com uma plataforma elétrica dedicada concebida em parceria com o resto da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e que servirá para diversos modelos elétricos no seio desta. A sua configuração deverá possibilitar ganhos consideráveis na habitabilidade e uma autonomia superior a 400 quilómetros.

Feunteun revelou, ao mesmo tempo, que o Zoe será mantido e atualizado para se manter como uma das propostas mais combativas do mercado europeu: “vamos continuar no segmento B, que é o nosso mais forte e que é o coração do mercado europeu”.

Quanto ao estilo desse rival para o ID da Volkswagen, é de prever que siga os mesmos conceitos apresentados pelo Symbioz Concept e pelo EZ Ultimo Concept.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.