Num momento em que os Queen regressam com uma nova música interpretada pelo lendário Freddy Mercury (vídeo no final do artigo), a RM Sotheby’s prepara-se para levar a leilão o Rolls Royce Silver Shadow de 1974 que foi propriedade do cantor. Porém, este modelo tão especial do fabricante britânico nunca foi conduzido – pelo menos, legalmente – por Mercury, já que este não tinha licença legal para conduzir.

O nome Freddy Mercury dispensa praticamente qualquer apresentação, mesmo para os mais jovens. Vocalista da emblemática banda britânica Queen (composta também por Brian May, Roger Taylor e John Deacon), Mercury tornou-se num dos nomes mais famosos e importantes da história da música, tendo falecido a 24 de novembro de 1991 vítima de uma broncopneumonia que se tornou letal devido ao frágil sistema imunitário em resultado do vírus da sida.

No entanto, além do legado do cantor na área da música, permanecem também muitos dos objetos que fizeram parte da sua vida, de entre as quais se conta também o Rolls Royce Silver Shadow de 1974, mas comprado por Mercury apenas em 1979 para o seu uso pessoal, mantendo-o na sua posse até à sua morte. O automóvel passou depois para a sua irmã, que cuidou do Silver Shadow ao longo dos anos seguintes.

O Rolls Royce deixou a fábrica na cor ‘Silver Chalice’ com um interior em azul, tendo sido adquirido pela companhia de Mercury, a Goose Productions, Ltd., em 1979, data a partir da qual passou a ser o veículo de deslocação particular do cantor, sempre com um motorista, já que nunca teve licença legal de condução no Reino Unido.

A acompanhar a história desta unidade está uma série de faturas de serviços de manutenção, com muita da ‘papelada’ a ter o nome de Mary Austin, a antiga companheira de Freddy Mercury, que ajudava no processo de manutenção do Silver Shadow. Além disso, há ainda uma carta de autenticação firmada por Jim Beach, antigo ‘manager’ da banda, com registos em vídeo do vocalista dos Queen a acompanhar o carro também disponíveis.

Depois da morte do cantor, o Silver Shadow passou a ser conduzido pela sua irmã, Kashmira Cook, que comprou depois o modelo ao legado de Freddy Mercury em 2003.

Agora, prepara-se para conhecer uma nova etapa, com o leilão da RM Sotheby’s a ter também uma grande componente de solidariedade, na medida em que os lucros vão ajudar uma organização de caridade sem fins lucrativos na Ucrânia, país que está a ser alvo de uma violenta guerra após a invasão russa, a Superhumans of Ukraine.

Esta entidade está a recolher fundos para construir um novo hospital na cidade ucraniana de Lviv, que tem sido relativamente poupada aos ataques russos, tendo como objetivo ajudar na reabilitação de crianças e adultos que tenham sofrido lesões graves no decurso da guerra. O centro está a ser construído com o objetivo de atender cerca de 3000 pacientes por ano, com o lema desta missão a ser o de “transformar a Ucrânia num paíse de superhumanos em vez de um país de vítimas debilitadas”.

Fotos: Neil Fraser/Cortesia da RM Sotheby’s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.