A cidade italiana de Roma irá proibir os veículos particulares com motor Diesel de circularem no centro a partir de 2024.

A autarca da capital italiana, Virginia Raggi, havia dado a conhecer a medida durante a conferência C40 Women 4Climate e tratou de a reafirmar num post do Facebook, ao longo do qual aponta a necessidade de atuar ao nível das alterações climáticas como um dos motivos para esta decisão.

“Se queremos atuar seriamente, devemos ter a coragem de adotar medidas fortes. É preciso agir na causa e não tanto nos efeitos”, escreveu Raggi na sua página do Facebook, numa decisão que agradou aos movimentos ecologistas, como a Greenpeace, conforme refere o jornal Corriere della Sera.

O facto de se ter no horizonte temporal uma data para a proibição dos carros alimentados por gasóleo – particulares – representa também um ‘golpe’ nas preferências automobilísticas dos condutores locais, uma vez que no ano passado, por exemplo, foram matriculados dois carros Diesel por cada três vendidos.