Assinalando o 5000º dia marciano da sua ‘estadia’ na superfície de Marte, o veículo espacial (comummente denominado ‘rover’) Opportunity tirou aquela que é a sua primeira ‘selfie’ (ou autorretrato em português) e um momento curioso da história da Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Para conseguir tirar esta ‘selfie’, o veículo espacial – com um peso de cerca de 180 kg e 1,6 metros de comprimento – necessitou de mais trabalho do que apenas estender o seu braço mecânico, como sucederia com um humano. Com efeito, esta imagem é composta por diversas imagens mais pequenas, ou fragmentos, que depois foram montadas numa única pela equipa de engenheiros da NASA.

As fotos foram tiradas num local apelidado ‘Perseverance Valley’ (Vale da Preseverança) através da câmara Microscopic Imager, colocada na ponta final do braço robótico da Opportunity, a qual é utilizada para inspeção de rochas e de elementos do solo marciano.

Segundo a NASA, “movimentos de pulso e rotações da torre no braço permitiram à Microscopic Imager adquirir as imagens que compõem o mosaico”.