Com quase 20 anos de existência, a saga de filmes ‘Velocidade Furiosa’ já tem um plano para o seu final, devendo isso acontecer ao 11º filme da história principal.

Desde 2001 que os filmes ‘Velocidade Furiosa’ têm marcado presença regular nas salas de cinema, batendo recordes de bilheteira a cada entrega. Iniciada como uma história de corridas de rua ilegais que estavam associadas a um grupo de assaltantes, liderado por Dom Toretto (interpretado por Vin Diesel), a saga depressa evoluiu para um enredo mais complexo e sequências de ação algo megalómanas que atravessaram diversos pontos do mundo.

Pelo meio, juntaram-se outros heróis de ação, como Jason Statham ou Dwight Johnson e perdeu-se, de forma trágica, o ator Paul Walker, estando na ‘linha de partida’ a nona entrega do filme, inicialmente prevista para estrear este ano, mas adiada para 2021 devido à pandemia de Covid-19.

Porém, de acordo com o site Variety, a Universal Pictures estará a programar o final da saga com um filme de duas partes (que seriam dois filmes ligados), um pouco como foi feito com os dois últimos filmes da saga ‘Harry Potter’. Ambos os filmes seriam assinados por Justin Lin, que já está habituado a realizar as aventuras de Toretto e ‘companhia’.

O sucesso desta saga tem gerado diversas outras derivações, seja em termos de filmes, como ‘Hobbs & Shaw’, seja em termos de séries de animação. Além disso, houve ainda espaço para jogos de vídeo baseados em ‘Velocidade Furiosa’, o que faz desta série de filmes uma das mais lucrativas de Hollywood, o que faz crer que a história principal, mesmo terminando, poderá gerar outras histórias alternativas, ou ‘spin-offs’.