Embora houvesse quem tivesse declarado a morte dos salões automóveis com a pandemia de Covid-19, os certames que usualmente reúnem fabricantes, fornecedores de componentes ou de serviços e entusiastas do automóvel terão forças para continuar, mesmo que em moldes reformulados. Um desses casos será o do Salão Automóvel de Genebra, tradicionalmente observado como o salão mais conceituado do mundo e palco de grandes novidades.
Para 2022, a ideia da organização é que o evento regresse a alguma normalidade, tendo como primeira grande novidade a alteração de datas: em vez de março, o próximo salão irá decorrer de 19 a 27 de fevereiro, com as inscrições já abertas para os expositores que queiram marcar presença na primeira edição pós-Covid. A imprensa terá dois dias dedicados, a 17 e 18 de fevereiro.
“Como 91a edição, este evento promete ser uma evolução excitante, que será substancialmente diferente do passado, assumindo que as condições da pandemia sejam favoráveis”, lê-se em comunicado. Sandro Mesquita, CEO do GIMS (Geneva International Motor Show), indica que “a minha equipa e eu mal podemos esperar por apresentar o nosso conceito aos expositores e subsequentemente ao público. Esperamos sinceramente que a situação de saúde e as normas de regulação relativas à Covid-19 nos permitam trazê-lo de volta à vida”.
A organização do Salão de Genebra terá pela frente um grande desafio para recrutar o maior número possível de marcas automóveis, atendendo a que muitas já declararam publicamente a sua decisão de não voltar a apostar naquele tipo de certames.
