A Peugeot liderou ‘à geral’ a tabela de vendas em Portugal, segundo os dados da ACAP, mas também ficou patente que, nalguns casos, a ausência de componentes como chips ou vidro e o abrandamento da economia na segunda metade do ano (sobretudo com o aumento da inflação) trouxeram números menos fervorosos nas vendas de automóveis ligeiros de passageiros novos.
Ainda assim, as marcas de requinte parecem estar imunes a estes fatores, obtendo valores que traduzem um crescimento ao longo dos 12 últimos meses.
Um bom exemplo é o da Porsche, que viu as suas vendas aumentarem em 11,4% de 2021 para 2022, tirando partido de uma gama bastante variada em que os Taycan desempenham um papel muito importante. Com 852 unidades matriculadas, a Porsche é a marca de luxo mais vendida em Portugal, com a Jaguar a ficar atrás, tendo esta matriculado 478 veículos, mais 10,4% do que em 2021.
Mas são da Maserati e da Bentley os maiores números em termos de crescimento quando se analisa o mercado de luxo – a marca italiana matriculou 82 unidades num aumento substancial de 228% face ao valor de 2021, em que vendeu 25 unidades, ao passo que a britânica saltou de 26 para 63 veículos vendidos, um aumento de 142,3%.
A Aston Martin também teve um ano positivo, com 40 veículos matriculados, mais 17,6% do que em 2021 (34 registos), enquanto a Ferrari ficou perto das três dezenas de matrículas, com um total de 29 veículos matriculados, crescendo 26,1%.A conterrânea Lamborghini também cresceu nas entregas, mas apenas com uma unidade a mais: 14 registos em 2022, contra 13 em 2021, para um aumento 7,7%.