A Singer, empresa californiana especializada no restauro e modernização de unidades do Porsche 911 clássicos, apresentou mais um estudo impressionante, o Turbo Study, que responde aos pedidos de muitos clientes que pedem para incorporar a sobrealimentação nos seus automóveis durante os restauros.

A filosofia dos ‘restomods’ – restauros com modernização – continua a ganhar adeptos, sobretudo depois de a Singer ter começado a ganhar notoriedade com os seus projetos baseados nos 911 clássicos. Agora, aquela firma que não tem afiliação com a Porsche, revela a próxima geração de serviços levados a cabo nas suas oficinas, incluindo a colaboração com os proprietários dos restauros de primeira geração para que instalem a sobrealimentação caso assim pretendam, capaz de oferecer prestações desportivas.

Outro dos serviços que a Singer irá propor agora será o de reformulação estética, convertendo as carroçarias para a turbo, com um spoiler de estilo ‘barbatana de baleia’ reinterpretado na traseira.

O carro que reflete esta nova fase é uma unidade pintada em azul ‘Wolf Blue’, especificado pelo seu proprietário mas com a sua própria visão pessoal refletida para dar azo a um exemplar pleno no conceito Turbo Study: altas performances, mas também capaz de ser luxuoso e requintado. Tal como todos os projetos de restauro da Singer, a base é um 911 de geração 964, surgindo diversas alterações face ao modelo de origem.

O 911 das imagens conta com uma carroçaria em fibra de carbono de baixo peso, mas destaca-se, sobretudo, pelo que se esconde no compartimento do motor, um bloco ‘flat six’ de seis cilindros de 3.8 litros bi-turbo com intercooler associado e controlo elétrico da válvula de escape. A potência ascende aos 450 CV, mas a Singer adianta que o valor pode ser ajustado à medida do desejo do cliente. A caixa de velocidades é manual com seis relações. Caso seja desejada mais potência, está à disposição um sistema de escape desportivo e sistema de amortecimento em consonância.

A tração faz-se às rodas traseiras (embora possa ser comissionada tração integral a pedido do cliente para melhor capacidade motriz em condições de aderência mais débeis) com suspensão orientada para a especificação ‘touring’ mais confortável, havendo ainda uma alteração significativa no sistema de travagem com a inclusão de discos de carbo-cerâmica para maior capacidade de paragem. Por outro lado, conta com tecnologia ABS e controlo de tração para os casos de necessidade maior.

No interior, os bancos são de ajuste elétrico com aquecimento para maior conforto nos dias mais frios, com os revestimentos interiores em tonalidade creme ‘Malibu Sand’ e apontamentos em madeira preta para contraste visual. O ar condicionado e o sistema cruise control são outros dos elementos que podem fazer parte do equipamento a equipar.

Quanto a preços, a Singer nota que os mesmos serão sempre variáveis de acordo com aquilo que o cliente deseja, podendo intervir para escolher as suas próprias preferências na afinação do ‘restomod’.

O CEO do Singer Group Inc., Mazen Fawaz, nota que a precisão do trabalho levado a cabo pela empresa tem sido cada vez mais reconhecido. “Mais do que duplicamos as vendas dos nossos serviços entre 2020 e 2021. As nossas novas instalações, muito maiores, em Torrance, na Califórnia, permitem-nos expandir a equipa, responder à procura e receber os cliente com todo o conforto”, afirma, acrescentando que “a resposta do Turbo Study por parte dos clientes tem sido incrível e estamos expectantes por começar a trabalhar com cada um deles à medida que os restauros progredirem”.

Efetivamente, já existirão mais de 70 proprietários de 911 clássicos interessados em restauros nos moldes permitidos pelo estudo das imagens.

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