A SIXT, fornecedora de serviços de mobilidade e de rent-a-car, chegou a acordo com a Stellantis para a aquisição de até 250 mil automóveis para a sua frota de aluguer nos países em que atua a nível corporativo na Europa e na América do Norte, ao longo dos próximos três anos. Os primeiros volumes significativos de entregas irão ocorrer já no primeiro trimestre de 2024, continuando, depois, ao longo do ano.

Ao abrigo deste novo acordo entre as duas companhias, os clientes da SIXT terão acesso a uma ampla escolha de veículos fornecidos por parte das marcas do grupo Stellantis, incluindo-se nestas a Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall e Maserati, variando a quantidade e a tipologia consoante o mercado a que se destinam, de citadinos a SUV, passando ainda por furgões e camiões ligeiros (de sete e nove lugares).

Naturalmente, também as motorizações serão adaptadas ao mercado, havendo uma grande preponderância dos modelos 100% elétricos desenvolvidos pelas marcas do grupo.

As quantidades específicas de encomendas, as suas composições e as datas de entrega, além dos volumes já planeados para 2024, podem ser acordadas de forma flexível entre ambas as empresas, considerando os requisitos e as procuras registadas pela frota.

Em complemento, a Stellantis e a SIXT também irão explorar potenciais oportunidades de cooperação em diferentes regiões em redor do planeta, incluindo a Mobilisights, negócio de dados como serviço (DaaS) da Stellantis, para fornecer e desenvolver pacotes de dados que permitam o desenvolvimento e licenciamento de produtos, aplicações e serviços de empresa para empresa, a disponibilizar à SIXT.

Ao longo das entregas feitas pela Stellantis, o número de veículos totalmente conectados na frota de veículos de aluguer da SIXT irá aumentar significativamente, permitindo que o número de veículos nos quais os dados de telemetria, tais como o nível de combustível e a quilometragem, podem ser transmitidos automaticamente à SIXT aquando da devolução de um veículo. Tal permitirá à SIXT simplificar a logística nas filiais, beneficiando os clientes com processamentos ainda mais rápidos e uma ainda melhor disponibilidade de veículos.

Segundo Carlos Tavares, CEO da Stellantis, o acordo com a SIXT permitirá à companhia “oferecer aos clientes uma mobilidade limpa, segura e acessível, agora presente em veículos e tecnologias inovadoras. Nas nossas marcas icónicas, poderemos oferecer um veículo que se adapte a praticamente todas as necessidades, preços e estilo de vida”.

“Esta parceria com a SIXT permite que os clientes atuais e potenciais da marca Stellantis mergulhem nas nossas mais recentes ofertas ao nível das mais avançadas propulsões, conectividade dos veículos e inerente conforto. É o melhor ‘test drive’ e um ponto de verificação crítico para nós nos próximos anos, à medida que a Stellantis se transforma numa empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”, acrescentou.

Por seu turno, Konstantin Sixt, Co-CEO da SIXT, enalteceu a importância do acordo para modernizar as gamas com produtos de última geração. “Este acordo com a Stellantis, um parceiro muito avançado com uma gama completa, sublinha a nossa promessa de proporcionar aos nossos clientes a melhor escolha para todas as suas necessidades de mobilidade. Tal permite-nos acelerar a nossa estratégia de crescimento ‘Expect Better’, depois de já termos alcançado um crescimento em termos de receita global de perto de 20% nos primeiros nove meses de 2023. Esta ambição aplica-se aos países europeus, mas também aos EUA, o maior mercado de aluguer do mundo e o de crescimento mais importante para a nossa empresa”, referiu.

Ambas as empresas têm como objetivo tornar a mobilidade mais sustentável. Como parte do seu plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis anunciou ter como ambição conseguir que 100% dos automóveis de passageiros vendidos na Europa e 50% dos automóveis de passageiros e camiões ligeiros vendidos nos EUA até 2030 sejam veículos elétricos a bateria (BEV). Para atingir essas metas de vendas, a Stellantis está a garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria. Até 2038 a Stellantis quer tornar-se numa empresa com emissões líquidas nulas em carbono.

A SIXT ambiciona também reduzir significativamente a pegada de CO2 da sua frota de veículos de aluguer, contando atingir uma participação de 70-90% de veículos eletrificados na Europa até 2030.