Elétrico e sem emitir qualquer ruído, a Jaguar ‘inventou’ uma nova forma de alertar para a presença do I-Pace, sobretudo, perante transeuntes com maior vulnerabilidade, como os invisuais ou apenas com dificuldades de visão.

A pensar nesses, a Jaguar projetou o sistema Audible Vehicle Alert System (AVAS) para o seu primeiro elétrico e que cumpre a legislação que proximamente entrará em vigor em todo o mundo. Os engenheiros da Jaguar desenvolveram um som que pode ser ouvido a velocidades de 20km/h ultrapassando os 56dB(A), mínimos exigidos pela legislação europeia – a mais rígida do mundo –, para todos os veículos elétricos que cheguem a partir de julho de 2019.

O som emitido pelo I-PACE foi testado por membros da associação de Cães Guia para Cegos, a organização de beneficência mais importante do Reino Unido para pessoas que sofrem de perda de visão, no âmbito dos testes levados a cabo pela Jaguar. Além disso, foi o início de uma relação entre as duas organizações que irá evoluir em novos domínios.

Os engenheiros da Jaguar trabalharam durante quatro anos para desenvolver um som que seja audível e discreto e que não possa ser ouvido a partir do interior do veículo. Os testes iniciais para criar um som inspirado nas naves espaciais dos filmes de ficção científica tiveram de ser postos de lado, uma vez que os peões reagiam olhando para o céu e não para a estrada sempre que se aproximava um veículo elétrico.

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Os engenheiros testaram vários sons em diversos ambientes, incluindo uma sala anecoica (um espaço onde não há eco) e em vários locais urbanos, antes de acertar no som final do I-PACE. O som é emitido por um altifalante situado por trás da grelha dianteira, que pode ser ouvido a partir de qualquer direção e que não pode ser desligado.

O som de alerta aumenta de tom e volume à medida que o veículo vai acelerando. Quando este faz marcha atrás é ouvido um tom adicional que indica a mudança de direção. O sistema AVAS não funciona a grandes velocidades porque nessa altura existem barulhos aerodinâmicos e de rodagem suficientes que alertam os peões para a aproximação de um veículo de zero emissões.

“A ausência de som de um motor convencional nos veículos elétricos criou um problema para os peões mais vulneráveis, como é o caso dos invisuais ou das pessoas com problemas de visão. Esta situação é mais evidente quando o veículo circula a baixa velocidade no centro das cidades ou dentro de um parque de estacionamento. Para tal, desenvolvemos o sistema Audible Vehicle Alert System no I-Pace para garantir a segurança de todos os utilizadores das estradas e ruas. A nossa tecnologia salva-vidas não se pode desligar e estamos orgulhosos por poder contar com o apoio da associação de Cães Guia de modo a garantir que os nossos produtos sejam testados pelo público-alvo e por pessoas reais”, refere AIain Suffield, técnico especialista da Jaguar NVH (Noise, Vibration and Harshness).

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