Specialized Turbo Levo Comp: Trabalho na montanha e diversão na cidade

08/06/2019

A mobilidade urbana nas cidades portuguesas está a sofrer uma revolução que há muito se previa inevitável. Apesar de haver cada vez mais pessoas a utilizarem formas de locomoção alternativas ao automóvel, ainda circulam muitos nos centros urbanos, na sua maioria apenas com uma pessoa – o condutor. Muito trabalho vai ser preciso fazer para tirar os carros das cidades. Mas o que é que isto tem a ver com bicicletas de montanha? Neste caso, muito.

É fácil confundir o ciclismo de montanha com a Specialized. A marca fundada há 45 anos por Mike Sinyard desenvolveu, em 1981, a Stumpjumper, a primeira bicicleta de montanha a ser produzida em grande escala. A Stumpjumper atual, claro, já pouco ou nada tem da original, mas é ela que serve de referência a este modelo eletrificado. Se a Turbo Levo de 2015 tinha sido amplamente elogiada, já a sua sucessora eleva a fasquia de forma inequívoca.

A marca ouviu as críticas e o modelo de 2019 está melhor em tudo: leveza, agilidade, autonomia e uma geometria mais orientada para descer. Sim, porque apesar da existência de um motor nos convidar a subir é a descer que nos divertimos. Bicicletas elétricas há muitas, mas o que torna esta Specialized “especial” é a escolha do silencioso motor Brose (que oferece 90Nm de torque), a seleção de componentes e a forma como está tudo integrado. Integração é mesmo a palavra-chave no que diz respeito a bicicletas elétricas, sobretudo nas de montanha onde se espera um comportamento natural sempre que se dá uma pedalada.

Na Turbo Levo essa naturalidade está muito próxima da perfeição. O motor responde de forma imediata, mas progressiva e suave à solicitação dos pedais. Se tivéssemos apenas os três modos de potência predefinidos já seria suficiente, mas também há uma aplicação para smartphone (Mission Control), que permite personalizar todas as definições, verificar o estado da bateria e motor e gravar as nossas voltas.

Será que com esta Turbo Levo a Specialized construiu a rainha das bicicletas de montanha? Não sabemos, mas experimentámos andar com ela além do seu propósito original, como meio de transporte entre casa e o trabalho e foi excelente. Conseguimos fazê-lo num percurso de oito quilómetros sem precisarmos de tomar um duche quando chegámos à redação.

Se a relutância for o elevado preço para um veículo que só se utilizará no fim de semana, o melhor será fazer as contas: deixa de gastar dinheiro em combustível, revisões, parquímetros e ainda faz algum exercício físico. Talvez este exemplo sirva para ajudar a decidir. A utilização da bicicleta em alternativa ao automóvel é cada vez mais uma realidade, mas infelizmente na cidade a maioria das pessoas descura a segurança ao não usar um capacete.

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O parceiro seguro para a Turbo Levo é o capacete Ambush Comp com a tecnologia Mips que funciona como uma espécie de “suspensão” entre a nossa cabeça e o capacete. Tem ainda o sensor Angi, que é um localizador GPS e, mais importante, um sensor de impactos que, em caso de acidente, envia as coordenadas da localização do sinistrado para os contactos predefinidos na aplicação.

O serviço requer um registo e se, inicialmente, tinha uma anuidade e era exclusivo para os capacetes da Specialized, agora está disponível para todos, gratuitamente, sem validade.

PREÇOS
Specialized Turbo Levo Comp: 5.895,00 euros
Capacete Ambush Comp com ANGI: 137,50 euros

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