‘Spirit of Ecstasy’: Desde 1911 a embelezar os Rolls-Royce

06/02/2019

Todas as marcas têm um símbolo distintivo, mas na Rolls-Royce, além do logótipo comum, existe um outro elemento que sobressai como um dos mais raros e exclusivos – a estatueta na extremidade do capot.

Denominada ‘Espírito do Êxtase’, esta figura encontra-se em todos os carros da marca britânica desde 1911, mais precisamente, desde o dia 6 de fevereiro, quando foi adotada como imagem de marca, representando uma figura feminina inclinada e prestes a levantar voo, num movimento de dinamismo.

A sua evolução ao longo da história da marca acompanhou a dos próprios veículos, mas o formato nunca se perdeu.

A sua origem remonta ao início do Século XX, quando Charles Rolls, Henry Royce, Claude Johnson e John Douglas-Scott-Montagu se encontraram na cidade de Londres, formando um núcleo de amigos a que se juntou o escultor e artista boémio Charles Robinson Sykes, a quem Montagu encomendou uma estatueta que adornasse o seu Rolls-Royce Silver Ghost de 1909 e que tivesse como musa a sua paixão secreta, Eleanor Thornton. Inicialmente, a figura teria um dedo nos lábios em sinal de secretismo, sendo chamada por isso de “The Whisper”, ou o sussurro, numa tradução para português.

Mas o seu nome ficou antes imortalizado como ‘Espírito do Êxtase’, uma figura feminina que se inclina para a frente, de braços esticados num movimento ascendente, que hoje adorna todos os modelos da Rolls-Royce e que dispõe inclusive de um sistema de proteção que impede a mesma de ser roubada…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.