Na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, uma série de empresas já anunciaram a suspensão das suas operações ou o cancelamento dos seus investimentos no país liderado por Vladimir Putin. As marcas automóveis também fazem parte das companhias que abdicaram da sua participação no mercado russo.

A Stellantis, que detém marcas como a Peugeot, Fiat, Opel, Citroën e Alfa Romeo, entre outras, anunciou que também irá suspender as suas operações no mercado russo, cessando as exportações e o comércio local.

Apontando dificuldades na cadeia de fornecimento de componentes, a Stellantis anunciou que irá suspender a linha de produção na fábrica de Kaluga, que detém em parceria com a Mitsubishi, na qual são produzidos veículos comerciais para outros mercados europeus. Atendendo às sanções e constrangimentos na obtenção de componentes, essa mesma fábrica irá agora parar a produção desses automóveis.

Seja por razões logísticas, seja por entendimento de resposta à agressão da Rússia a outro estado soberano, são já muitas as marcas que suspenderam operações no mercado russo.

Praticamente todas as marcas com representação global anunciaram algum tipo de restrição à sua participação no mercado russo, sendo a lista completa até ao momento (11/03/2021) a seguinte: Aston Martin, Bentley, Daimler Trucks, Honda, Iveco, Ferrari, Lamborghini, Volvo, Volvo Trucks, Ford, General Motors, Nissan, Mazda, Jaguar, BMW, Porsche, Volkswagen, Toyota, Subaru, Hyundai, Skoda, Rolls-Royce e Renault.

Numa área associada, entre as marcas de pneus, a Continental, a Michelin e a Nokian Tyres também revelaram a interrupção dos seus negócios na Rússia.