A fábrica da Stellantis em Mangualde teve o seu segundo melhor ano de sempre em termos de produção, num resultado que abrilhanta a comemoração dos 60 anos daquela infraestrutura.

Apesar dos problemas que foram sendo conhecidos em torno da disponibilidade de alguns componentes, como semicondutores, a fábrica de Mangualde teve, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história, com um total de 77.422 veículos a saírem destas instalações, aumentando em 14% a sua produção em relação a 2021.

É preciso regressar ao último ano pré-pandemia, 2019, para se encontrar o único registo melhor do que o de 2022, tendo sido produzidos, nesse ano, um total de 77.607 unidades.

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a Stellantis Mangualde representa 24% dos veículos produzidos em Portugal, apenas atrás da Autoeuropa, onde é produzido um dos best-sellers europeus, o Volkswagen T-Roc.

Atualmente, assegura a produção dos veículos comerciais ligeiros e versões de passageiros Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo/Berlingo Van, Opel Combo/Combo Cargo e, desde 2022, também o Fiat Doblò. Estes modelos foram os comerciais mais vendidos em Portugal em 2022, confirmando a liderança da Stellantis no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), com uma quota de mercado de 43%.

Os principais mercados de destino dos modelos produzidos na fábrica de Mangualde são França, Espanha, Turquia, Portugal e Itália.