As competições de Bobsled são uma das mais interessantes de seguir nos Jogos Olímpicos de Inverno pela adrenalina que proporcionam. Na prática, equipas de competidores de diversas nações seguem um percurso traçado na neve, como trincheiras, numa descida a alta velocidade, em que a aerodinâmica e o equilíbrio são essenciais na obtenção de um bom tempo.

Algo que também é perseguido pelas marcas automóveis nas competições. Mas, a Subaru quis fazer algo diferente e levar um WRX STI por aqueles mesmos percursos. Só que as dimensões de um carro são muito distintas das de um bobsled, pelo que nalguns momentos o desportivo é violentamente sacudido e ‘apertado’ nas encostas do traçado talhado no monte de St. Moritz-Celerina. Nota que os competidores na prova olímpica chegam a atingir velocidades acima dos 130 km/h. A do WRX não foi revelada pela marca.

Para esta proeza, a Subaru recorreu a Mark Higgins, o piloto que obteve o recorde numa volta à Ilha de Man num automóvel, e tratou de reforçar alguns elementos do WRX STI, a começar por uma jaula de segurança mais rígida e por reforços de carroçaria, além de essenciais pneus com pregos (400 por cada um) como os utilizados nas provas de ralis. A suspensão dianteira foi ajustada para um acerto tremendamente firme.

Os danos sofridos pelo Subaru são difíceis de ver, mas o carro acabou por suportar bem as exigências.