Volvo XC40: Compacto, mas também altamente funcional em virtude das suas diversas soluções de arrumação, o XC40 estará disponível com quatro versões de motorizações, duas Diesel e duas a gasolina e com opções de caixa diferenciadas – manual de seis velocidades ou automática de oito. O nível de equipamento varia entre as versões Momentum e R-Design disponíveis em qualquer uma das motorizações. A gama a gasolina inicia-se com o T3 de 152 CV associado a caixa manual de seis velocidades com um custo de 36.639€, ao passo que a respetiva variante Diesel tem um custo de 39.956€, sendo esta a D3 de 150 CV com caixa manual de seis velocidades (também estará disponível com caixa Geartronic).
Honda CR-V: A marca japonesa começa também a preparar a sua aposta nos híbridos e, depois de alguns anos sem nenhuma opção do género, o regresso à propulsão híbrida far-se-á com o CR-V. De fora dos planos fica a versão Diesel, optando-se por motor a gasolina 1.5 Turbo e outra variante híbrida. Assim, terá um novo sistema Multi Mode Drive (i-MMD), que incorpora um motor elétrico, um motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros a gasolina Atkinson para propulsão e geração de energia elétrica e um motor-gerador de energia elétrica separado. Deverá chegar em meados de 2018.
Opel Grandland X: Com lançamento esperado para o início de 2018, o novo Opel Grandland X está idealizado para quem procura um estilo de vida ativo, moderno e urbano, mas com intenções de se aventurar ‘aqui e ali’ por maus caminhos. Nesse sentido, no da aventura, a Opel dotou este o Grandland X de sistema IntelliGrip, que oferece cinco modos de funcionamento – Normal/Estrada, Neve, Lama, Areia e ESP OFF – e que permite a distribuição do binário de forma otimizada pelas rodas motrizes (dianteiras). No lançamento, dois motores (duplicada pelo facto da oferta de caixas manual e automática de seis velocidades em cada caso) que assentam no bloco 1.2 Turbo a gasolina de três cilindros com 130 CV de potência e 230 Nm de binário e no 1.6 Diesel de 120 CV e 300 Nm.
Mercedes-Benz Classe G: O jipe de carácter mais radical entre os Premium também terá uma nova geração. Chegará ao mercado europeu em maio e trará mais conforto e requinte a bordo, mas sem lhe retirar o estilo tão peculiar e a funcionalidade que lhe é típica.
Volkswagen T-Cross: A Volkswagen vai começar a despejar o seu armamento na 'guerra' dos SUV e prepara a chegada de mais um SUV de pequenas dimensões para juntar ao T-ROC, que entretanto já se pode encontrar nas nossas estradas. Este novo modelo irá recorrer à plataforma do Polo, ou seja, a MQB A0, retirando-lhe também alguma inspiração, mas redesenhada para ser mais irreverente, um critério fundamental neste segmento. Terá também uma gama de motores idêntica à do seu 'irmão', com motores TSI de 1.0 litro no início da oferta e, também, os obrigatórios Diesel. Pouco mais se sabe neste momento, nem existem imagens, embora seja de esperar que uma variante 'targa' como o concept T-Cross Breeze esteja fora de questão. Uma pena... Resta esperar por setembro, que deverá ser o momento indicado para revelar este novo SUV.
Mitsubishi Eclipse Cross: Mais um SUV para a contenda, desta feita da marca dos três diamantes. O nome é recuperado de um coupé que deixou muitas saudades, convertendo-se agora no Eclipse Cross, que se junta ao ASX e ao Outlander no conjunto de SUV. Dispõe de um motor a gasolina MIVEC 1.5 turbo de 163 CV de potência e 250 Nm de binário, sendo preciso esperar até ao final de 2018 por uma versão Diesel com base no 2.2 de 150 CV. Uma variante Plug-in híbrida chegará mais tarde. Chega em abril.
Porsche Cayenne: Modelo que ajudou a Porsche a reposicionar as suas contas no 'verde' (e com folga...), o Cayenne surge em 2018 com uma renovação completa, assente na plataforma MLB do Grupo Volkswagen, dispondo de tecnologias inovadoras, como o sistema Porsche 4D Chassis Control, que analisa e otimiza em tempo real o modo de condução. Além disso, conta com eixo traseiro direcional e novas opções de conectividade. Quanto a motores, no lançamento, apenas duas opções: a base com motor de 3.0 litros de 340 CV e 450 Nm de binário e a S, com motor V6 de 2.9 litros bi-turbo capaz de debitar 440 CV e 550 Nm de binário.
Lamborghini Urus: Este Lamborghini traz consigo uma premissa inédita para quem pretende a derradeira experiência de velocidade fora do asfalto: com um motor V8 bi-turbo de 4.0 litros capaz de debitar 641 CV de potência e 850 Nm, as suas prestações estão em linha com aquilo que se poderia esperar de um ‘lambo’. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,6 segundos e os 200 km/h são batidos em meros 12,8 segundos. Quanto à velocidade máxima, está cifrada nos 305 km/h. Modos dedicados para condução fora de estrada – como para a areia e neve – mostram que o Urus é mesmo para todos os terrenos.
Jaguar E-Pace: Mais um SUV Premium que se junta a um outro já apresentado pela marca britânica, o F-Pace. O novo modelo da Jaguar recorre a uma estrutura bastante avançada em alumínio para conter o peso e melhorar a eficiência, surgindo com motores de potências entre os 150 CV e os 300 CV e muitas tecnologias de vanguarda.
Jaguar I-Pace: A marca do grupo Jaguar Land Rover está a levar bastante a sério a entrada no universo da eletrificação e terá no I-Pace a sua proposta de luxo. Com um motor que se prevê potente e eficiente, estrutura com recurso a alumínio e elevada versatilidade interior, o novo SUV elétrico promete prestações também muito fortes. A potência deverá rondar os 400 CV, potendo cumprir cerca de 500 quilómetros com um único carregamento devido a um pack de baterias de 90 kWh.
DS7 Crossback: Para primeira aposta da DS enquanto marca isolada, o segmento da moda, o dos SUV. Exteriormente, linhas robustas e bem modeladas, com destaque para a grande grelha dianteira ladeada pelos faróis com tecnologia DS Active LED Vision com módulos sequenciais que incrementam a visibilidade e o espírito ‘avant-garde’ da marca. No interior, muitos pormenores de requinte e elevada atenção ao detalhe traduzem uma experiência muito sensorial a bordo. A gama de motores terá versões de elevada eficiência no lançamento: uma Diesel na forma do 1.5 BlueHDi de 130 CV com caixa manual de seis velocidades e uma a gasolina na forma do 1.6 PureTech de 180 CV, este já associado à nova caixa automática de oito velocidades (EAT8). À venda no primeiro trimestre.
BMW X2: Visual desportivo em formato SUV marca a entrada em cena num novo nicho para a BMW. Este modelo irá surgir com versões de tração integral e alguma partilha de componentes com o X1, dispondo, por exemplo, de uma altura ao solo inferior em 7 cm face a esse. Na fase de lançamento, terá versões a gasolina sDrive 20i (192 CV) e Diesel 20d XDrive (190 CV) e 25d XDrive (231 CV). O lançamento está previsto para o final do primeiro trimestre de 2018.
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio: A variante desportiva do SUV italiano prepara-se para chegar em 2018 com o mesmo motor V6 bi-turbo de 2.9 litros que equipa o Giulia, capaz de debitar 510 CV de potência. Com tração integral e muito tempo passado no circuito de Nürburgring em testes, promete comportamento desportivo e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos. Chega no início de 2018. Preços a começar nos 115.000€.
Renault Kadjar: O SUV médio da marca francesa, que em Portugal apenas começou a ser comercializado mais de um ano depois de noutros pontos da Europa (devido ao trabalho da equipa da Renault Sport para adaptar este modelo para o esquema de portagens nacional...). Assim, no final de 2018, o Kadjar irá receber uma atualização de meio de ciclo, devendo incidir particularmente no interior para o colocar mais atual. Na foto, o atual modelo.
Ford Ecosport: O SUV mais compacto da Ford recebe nova atualização. A imagem saiu beneficiada, mas a grande alteração foi operada no interior, muito inspirado no Fiesta e com um nível de qualidade assinalável. Uma caixa automática de seis velocidades para o EcoBoost de 125 CV, um novo Diesel 1.5 EcoBlue com a mesma potência e afinações ao nível da suspensão, direção e ajudas eletrónicas, as quais melhoram o comportamento, acompanham o relançamento de um carro que, em fevereiro, chegará à oferta da Ford em Portugal. O preço não será muito diferente.
Audi Q8: Este SUV está para o segmento SUV da marca como o A8 está para o das berlinas. Irá situar-se como o topo-de-gama, acima do Q7, mas com visual desportivo que terá aproximação óbvia ao SQ8 Sport Concept revelado este ano (na imagem). Ainda não se conhecem muitos detalhes, mas esperam-se condução autónoma idêntica à do A8 e sistemas de assistência à condução avançados. A opção híbrida plug-in também estará disponível. Chegará no terceiro trimestre de 2018.
Audi Q3: Um dos modelos mais importantes para a Audi irá chegar na segunda metade do ano, prometendo uma forte evolução face ao atual. Cavalgando a onda dos SUV médios e tendo por base a plataforma MQB, o Q3 de nova geração será mais leve e eficiente, sendo também maior nas suas dimensões para assim melhorar a sua funcionalidade. Mais tecnologia a bordo também é uma das traves-mestras deste Q3, além, claro, de motores a gasolina e Diesel de última geração e de uma variante plug-in híbrida que lhe dará outra presença ecológica. Já o estilo poderá ser aproximado ao do h-tron concept, um modelo alimentado a hidrogénio de dimensões compactas…
SEAT Ateca Cupra: Uma variante mais espigada do Ateca está a caminho, com a sigla Cupra a ser uma vez mais a escolhida para adornar estes modelos mais desportivos. O motor escolhido será o 2.0 TSI que já anima versões mais focadas de modelos como o Golf GTI ou do Leon Cupra, embora a potência possa ser balanceada para uma fasquia entre os 250 CV e os 280 CV. Outros aspetos trabalhados serão a suspensão e a travagem, para lidar com o esforço acrescido.
BMW X7: O maior dos SUV da marca bávara chegará ao longo de 2018. Com um estilo algo mais revolucionário do que os demais modelos da BMW, o novo X7 terá dimensões generosas e lotação para sete pessoas.
BMW X4: A gama 'X' da BMW irá ficar mais dinâmica com o X4, que será uma variante mais arrojada do X3, recorrendo a uma plataforma CLAR de elevada competência em termos de dinâmica e redução do peso. Formas semelhantes às de um SUV-Coupé prometem tornar este modelo num concorrente de peso.
Citroën C5 Aircross: Depois do sucesso do C3 Aircross, a Citroën prepara-se para repetir a dose com um SUV de maiores dimensões, o C5 Aircross, que terá uma evolução em termos de estilo e muitas componentes em defesa do conceito de conforto e funcionalidade da marca como é o caso da suspensão hidráulica pneumática. A plataforma será a EMP2, ou seja, a mesma dos bem-sucedidos Peugeot 3008 e 5008, com uma gama de motores que também não deverá ser muito diferente. Espera-se a sua chegada ao mercado europeu no final de 2018. Uma versão híbrida Plug-in também está em desenvolvimento.
Dacia Duster: Pode não parecer, porque estilo e conceito não mudam, mas a verdade é que tudo quanto se vê é novo. Mais evoluído em muitos pontos sem abandonar o conceito de custo contido, o novo Duster tem neste momento um 'problema' nacional na forma da catalogação nas portagens enquanto Classe 2, havendo a necessidade de um carro “à medida” de Portugal. A Dacia está a trabalhar nisso, quer uma solução que não comprometa o comportamento, mas está por saber quando chega ao nosso mercado o modelo com comercialização na Europa no início de 2018, por preços afinados com a geração anterior. E para quem não sabe, o “velho” Duster tem preços a partir de 14 490 euros.
Volkswagen Touareg: Outro dos SUV em preparação pela marca alemã é o Touareg, modelo que chegará ao longo de 2018 totalmente renovado e com base na plataforma MLB, a mesma utilizada pelos 'primos' Audi Q7 ou Porsche Cayenne. O estilo não será revolucionário, antes evoluindo o conceito da marca que já se viu em modelos como o Tiguan, mas a VW prepara uma postura mais dinâmica para este seu novo SUV de grandes dimensões. As tecnologias de conectividade e de condução autónoma também estarão em destaque, contando com motores de quatro cilindros em linha a gasolina e Diesel, mas também versões V6 e híbrida.
Jeep Wrangler: Com uma geração inteiramente nova, mas traços imediatamente reconhecíveis, o Wrangler chegará ao longo de 2018 com uma série de novidades, a começar pela tecnologia a bordo, que será de última geração, mas também com motorizações mais eficientes e capacidades dinâmicas melhoradas. Além disso, claro, será versátil para utilizações mais arrojadas fora de estrada, graças a dois sistemas distintas de tração integral, cumprindo com o espírito da marca americana.
Skoda Karoq: O segundo da linhagem SUV da Skoda tem desenho bem conseguido e uma série de méritos que lhe são atribuídos por intermédio da utilização da plataforma MQB. Uma gama de motores eficiente (com destaque para o 1.0 TSI e para o 1.6 TDI) e muito espaço a bordo para ocupantes e bagagens - uma tradição da Skoda -, o Karoq promete ser um caso sério. Chega no final do primeiro trimestre.
É o segmento da moda e praticamente todas as marcas preparam um modelo do género. Os SUV vieram para ficar e existem agora nos mais diversos feitios e propósitos: dos mais utilitários aos mais extremos e desportivos, há para todos os gostos.
Fique com uma ideia dos modelos de estilo SUV (embora o mais correto fosse aplicar a terminologia crossover que significa o cruzamento entre estilos) que irão chegar este ano aos concessionários e que irá ver nas estradas ao longo de 2018.
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