É preciso recuar a 2003 para recordar a criação por parte da Suzuki da sua própria filial em Espanha para distribuir, comercializar e prestar assistência aos automóveis importados das fábricas do Japão, Hungria e Índia. Em 2014, a Suzuki Motor Ibérica absorveu a Suzuki Motor Espanha, uma filial da Suzuki Motor Corporation dedicada à fabricação e comercialização de motos.

A nova Suzuki Motor Ibérica iniciou o seu percurso com Koji Tarumoto à frente, uma equipa de 32 pessoas, uma rede de 63 concessionários e um centro logístico de peças em Manzanares (Ciudad Real). Vinte anos depois, a marca conta com 60 colaboradores, 63 concessionários de automóveis em Espanha e Andorra, 12 em Portugal e 53 concessionários de motos em Espanha e Andorra, com uma presença sólida na Península Ibérica.

Ao longo destas duas décadas, a Suzuki Ibérica comercializou 160.000 automóveis em Espanha, 2500 em Portugal (desde 2015) e ofereceu o seu serviço de pós-venda aos mais de 260.000 automóveis da marca que fazem parte do seu parque automóvel.

Para Juan López Frade, presidente da Suzuki Ibérica desde 2017, “foram duas décadas muito intensas que vivi na primeira fila, porque eu cheguei à recém-nascida Suzuki Ibérica em 2003, como diretor geral comercial e de marketing”.

“Quero agradecer ao público espanhol, andorrano e português pelo carinho, simpatia e aceitação que sempre demonstraram para com a Suzuki, a todos os que fazem e fizeram parte desta família, a dedicação, o talento e o esforço que colocaram para fazer a Suzuki crescer e à rede de concessionários pela confiança que sempre depositaram na marca e ao seu empenho em a tornar cada vez maior. Com esta marca e esta equipa enfrentamos qualquer desafio”.

Uma gama de modelos variada

A Suzuki ficou conhecida por desenvolver automóveis eficientes, simples, leves e acessíveis para todos os públicos. A gama de modelos que a Suzuki Ibérica passou a comercializar em Espanha era composta pelo Alto, Wagon R+, Liana, Ignis e Grand Vitara. Com exceção do Alto, todos estavam disponíveis com motores a gasolina e Diesel. Ao longo dos anos, foram incorporados modelos míticos à gama da Suzuki, como o Swift (2004), o SX4 (precursor do atual S-Cross, em 2006) ou os novos Vitara (2015) e Jimny (2018). No total, ao longo destes vinte anos, a Suzuki comercializou 19 modelos em Espanha: Across, Alto, Baleno, Celerio, Grand Vitara, Ignis, Jimny, Jimnny PRO, Kizashi, Liana, S-Cross, Splash, SX4, Swace, Swift, Swift Sport, Vitara, WagonR e XL7.

A gama de modelos da Suzuki oferece cinco tecnologias híbridas e sete modelos eletrificados. O Suzuki Ignis, Swift, Swift Sport, Vitara e S-Cross Mild Hybrid têm hibridização leve (MHEV) com sistemas de 12 volts para os dois primeiros e 48 V para os três restantes. O Suzuki Swace, o Vitara e o S-Cross Strong Hybrid têm diferentes sistemas híbridos auto recarregáveis, enquanto o Across possui um sistema híbrido plug-in (PHEV) que oferece 75 quilómetros de autonomia em modo elétrico (WLTP).

A Suzuki Ibérica também foi uma das grandes animadoras da competição automóvel em Espanha, atividade que cessou no final de 2022, ao fim de 15 anos, fruto da decisão da Suzuki Motor Corporation de deixar toda a sua atividade desportiva.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.