Táxi voador da Airbus chega em 2018

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Airbus Helicopters confirmou que o projeto CityAirbus vai estar pronto para dar o seu primeiro voo em 2018, permitindo ao construtor aeronáutico francês marcar presença em massa num novo setor de mercado e com uma nova forma de mobilidade urbana: o táxi aéreo. O CityAirbus teve agora o primeiro teste do seu propulsor, pelo que está atrasado em relação ao rival da chinesa eHang, que já está a fazer testes no Dubai.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O CityAirbus aproveita tecnologia testada em projetos anteriores da Airbus, o Pop-up e o Vahana. O novo modelo usa oito propulsores elétricos de 100 kW fornecidos pela Siemens, com duas hélices cada. O veículo deverá ser capaz de transportar até quatro passageiros, a uma velocidade máxima de 120 km/h. Embora esteja previsto o seu funcionamento de modo autónomo, inicialmente vai ser homologado para ser pilotado manualmente.

Um modelo de tamanho normal vai ser testado no primeiro semestre do próximo ano, ainda no chão, para verificar o funcionamento de todos os sistemas. O primeiro voo está previsto para o final de 2018, primeiro com operação remota, mas pouco depois será também testado com um piloto ao comando. A produção em série não deverá acontecer de 2023.