Taxify reúne 175 milhões de dólares e prepara expansão para o Porto

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A empresa de mobilidade Taxify, presente em Portugal desde janeiro, acaba de completar uma ronda de investimento de 175 milhões de dólares, com a Daimler a constituir-se como uma forte apoiante desta companhia. A empresa irá usar o investimento para continuar a desenvolver a sua tecnologia de ride-hailling e para trabalhar na expansão da plataforma para novas cidades, nomeadamente em mercados como Europa e África.

Recorde-se que a Daimler conta com várias plataformas europeias de mobilidade e tecnologia no seu portfólio, como a Car2Go, por exemplo, preparando-se também para ascender ao conselho de administração da Taxify.

Além da Daimler, o fundo europeu de capital de risco Korelya Capital e o cofundador da TransferWise, Taavet Hinrikus, entraram também no conjunto de investidores, que inclui a Didi Chuxing, numa ronda que leva a Taxify a ter uma avaliação de mil milhões de dólares.

“Estamos numa missão para construir o futuro da mobilidade e é fantástico ter o apoio dos investidores da Daimler e da Didi”, começou por referir Markus Villig, CEO e cofundador da Taxify. “O número de viagens na Taxify cresceu dez vezes no último ano, mesmo considerando que os nossos principais mercados são a Europa e África, que têm os mercados mais complexos de ride-hailing no mundo. Hoje, mais de 10 milhões de pessoas usam Taxify. Mas isto é só o começo, uma vez que mais e mais pessoas estão a trocar a opção de ter um carro próprio pelo transporte por pedido”, acrescentou.

Markus Villig ajudou a fundar a Taxify em 2013 e é hoje uma das principais companhias de mobilidade na Europa. A mais recente ronda de investimentos garantiu 175 milhões de dólares, com a Daimler à cabeça.

“A nível local, nomeadamente, em Portugal, este investimento terá como objetivo avançar com o lançamento da Taxify no Porto e a expansão para novas cidades no futuro”, acrescenta Markus Villig.

Da parte do grupo germânico, Jörg Lamparter, Diretor dos Serviços de Mobilidade da Daimler Financial Services, mostrou satisfação com este investimento na Taxify, advogando o aumento da importância deste tipo de serviços: “Atualmente já temos quase 22 milhões de clientes a nível global com os nossos serviços de mobilidade, que incluem carsharing, plataformas multimodais e plataformas de ride-hailing. A Taxify é a adição ideal para o nosso extenso portfolio de serviços de mobilidade. Com as suas atividades de raid-hailing em rápido crescimento e com a sua extensiva presença geográfica, a Taxify enquadra-se perfeitamente com a Daimler”.

A Taxify foi lançada em 2013 na Estónia por Markus Villig, que, com apenas 19 anos, pediu aos pais o dinheiro da faculdade para criar a primeira versão da plataforma e recrutar pessoalmente os primeiros motoristas. Hoje, a Taxify é uma das plataformas de ride-hailling que cresceu mais rapidamente a nível global, contando já com 10 milhões de utilizadores e 500 mil motoristas em mais de 25 países.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.