Uma empresa tecnológica de mobilidade. Eis a forma como a NIU se apresenta ao público português no momento da sua chegada ao nosso país, trazendo consigo diversos veículos de duas rodas ‘amigos’ do ambiente e com tecnologia de última geração para corresponder às expectativas atuais de quem procura deslocar-se com a menor pegada ecológica possível.
Uma das maiores empresas mundiais na oferta de soluções inteligentes de mobilidade urbana, a NIU chega a Lisboa com as suas scooters elétricas, num plano que visa estabelecer a marca como uma ‘Tesla das scooters’, com produtos altamente tecnológicos e sustentáveis também no mercado nacional. O lançamento oficial da marca em território português faz-se com uma loja/stand em Alcântara, Lisboa, mas a expansão à cidade do Porto também não está descartada.
As características técnicas das scooters da família NIU, de que a NP-MOB (www.np-mob.pt) é importadora e distribuidora exclusiva para Portugal, definem-se por um esforço global, com motores Bosch (1200 w, 1400 w, 1500 w, 1800 w, 3000 w e 3500 w) instalados na roda traseira para economizar energia e permitir a aceleração instantânea necessária nas ruas movimentadas da cidade e baterias Panasonic de lítio, que têm como grande particularidade o facto de poderem ser removidas da scooter em menos de 10 segundos e carregadas em qualquer tomada comum, como um computador portátil ou smartphone.
Essa características podem ajudar também na área da gestão de frotas de pequena distribuição, algo a que os responsáveis da importadora também apontam como objetivo. Tecnologicamente, destaque ainda para o sistema inteligente EBS de recuperação de energia cinética da travagem (aumentando a autonomia em cerca de 7%) e para o sistema de Gestão de Bateria (SGB), que garante a monitorização em tempo real da tensão, corrente e temperatura das baterias, de forma a garantir a segurança ideal na sua utilização.
O utilizador pode recorrer à aplicação NIU para smartphones para monitorizar o funcionamento da scooter: carga e durabilidade da bateria, viagens efetuadas, estatísticas das velocidades, localização GPS, etc. No capítulo da segurança, a aplicação inclui um sistema de bloqueio antirroubo, acionado automaticamente sempre que a scooter faça um movimento não autorizado. O seu proprietário é alertado instantaneamente e informado com atualizações constantes do local.
Outras características destas scooters são os travões de disco à frente e atrás, iluminação LED, para os faróis (dianteiro e traseiro), luz do travão e luz indicadora de direção ou um painel de instrumentos LCD.
Foco conectado
A NIU assume-se como uma empresa tecnológica e não apenas uma companhia centrada na mobilidade. Sob esse prisma, criou um ambiente interconectado para os seus veículos com base na ‘nuvem’, abrindo alas para o conceito ‘smart eScooter’. E depois de em 2014 ter sido registada a sua primeira presença na internet como empresa tecnológica, no ano seguinte, já com a lição bem estudada, coloca à venda o seu primeiro modelo, a N1S, através de uma campanha de crowdfunding – financiamento coletivo – que foi um êxito. Em apenas 15 dias vendeu scooters elétricas no valor de 13 milhões de dólares e em 2016 repetiu a experiência, agora com o lançamento do modelo M1. Resultado: 15 milhões de dólares faturados em duas semanas.
Para a sua equipa de desenvolvimento com múltiplas valências, a NIU recrutou antigos técnicos e especialistas de empresas como a Microsoft, BMW, Intel, Huawei, McKinsey, Bain Capital e KKR. Para a vertente da conectividade, a marca chinesa escolheu a Vodafone para ajudar a desenvolver todos os serviços tecnológicos.
A aplicação móvel assegura em tempo real a informação relativa a diversos parâmetros da scooter, incluindo a atualização de software pela tecnologia OTA (‘Over The Air’). O cliente NIU possuidor de uma frota pode controlar, mediante o software Fleet Manager, a evolução da mesma ao longo de uma jornada de trabalho, num serviço que engloba a localização de cada veículo, o histórico dos trajetos percorridos ou o estado da bateria, entre outros parâmetros.
Por estes motivos, a NIU não enjeita a comparação com a Tesla, marca que também é olhada como disruptiva no segmento da mobilidade elétrica, mas nas quatro rodas.
Até ao início da segunda metade do ano transato, o crescimento acelerado da NIU traduziu-se na venda de 810 mil veículos inteligentes em todo o mundo, sendo que a marca está hoje presente em 34 países, com tendência para aumentar. Com vista ao futuro, a NIU apresentou, recentemente, em Las Vegas o protótipo de uma moto elétrica (na imagem em baixo) e na última Web Summit, em Lisboa, deu a conhecer a sua bicicleta com autonomia superior a 100 quilómetros.
Gama completa
Atualmente, a NIU disponibiliza uma gama pensada para uma elevada eficiência energética, com as scooters elétricas divididas por três séries, com múltiplos modelos e especificações: N, M e U. A maior parte das scooters estão limitadas aos 45 km/h de velocidade máxima, numa medida que visa fomentar a autonomia em detrimento das prestações. A gama de scooters elétricas tem preços a partir dos 1899€.
UPro
Potência: 1200w
Velocidade Máxima: 40 km/h
Autonomia: 30/40 km
Carregamento: 4,5 horas
Bateria: Panasonic de lítio
Voltagem: 48V
M+Lite
Potência: 1200w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 60/75 km
Carregamento: 6 horas
Bateria: Lítio EVE
Voltagem: 48V
M+ Sport
Potência: 1400w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 75/100 km
Carregamento: 7 horas
Bateria: Panasonic de lítio
Voltagem: 48V
NLite
Potência: 1800w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 55/70 km
Carregamento: 6 horas
Bateria: Lítio EVE
Voltagem: 60V
NSport
Potência: 1800w
Velocidade Máxima:45 km/h
Autonomia: 50/80 km
Carregamento: 7 horas
Bateria: Panasonic de lítio
Voltagem: 60V
NCargo
Potência: 1500w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 50+ km
Carregamento: 7 horas
Bateria: Panasonic de lítio (compatível com bateria dupla)
Voltagem: 60V
NPro
Potência: 3000w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 145/155 km
Carregamento: 2×3 horas
Bateria: Panasonic de lítio
Voltagem: 60V
NGT Sport
Potência: 3500w
Velocidade Máxima: 70 km/h
Autonomia: 90/110 km
Carregamento: 2×3 horas
Bateria: LítivoEVE
Voltagem: 60V
NGT
Potência: 3500w
Velocidade Máxima: 70 km/h
Autonomia: 130/140 km
Carregamento: 2×3 horas
Bateria: Panasonic de lítio
Voltagem: 60V