A Tesla já deu a conhecer a sua intenção de ‘abrir’ os postos de carregamento dos seus automóveis, conhecidos como ‘Superchargers’ a outros fabricantes, estando a primeira experiência do género a decorrer nos Países Baixos, com dez das suas estações já a aceitarem automóveis de outros fabricantes que não a Tesla.

O plano pretende levar a uma maior aceitação da mobilidade elétrica, uma vez que os postos de carregamento da marca americana são conhecidos pela sua capacidade de carregamento bastante elevada.

Com mais de 25 mil ‘Superchargers’ em funcionamento a nível global – muitos dos quais já em Portugal –, este teste a decorrer naquele país europeu pretende avaliar a adesão dos condutores de automóveis elétricos de outras marcas, sabendo-se já que o preço a pagar pelo carregamento será ligeiramente superior ao de um automóvel da Tesla.

“O acesso a uma rede de carregamento rápido extensa, conveniente e fiável é fundamental para a adoção de VE [NDR: Veículos Elétricos] em grande escala. É por isso que, desde a abertura dos nossos primeiros ‘Superchargers’ em 2012, estamos empenhados na rápida expansão da rede”, refere a marca em comunicado oficial.

“Os preços para condutores de veículos que não são da Tesla refletem os custos adicionais necessários para suportar o carregamento de uma vasta gama de veículos e ajustar os nossos locais para acomodar tais veículos. As taxas variam consoante o local e é possível consultar os preços de carregamento na aplicação Tesla”, acrescenta ainda o mesmo comunicado.

Os utilizadores precisarão de recorrer à aplicação da Tesla (versão 4.2.3 ou posterior) para que possam conhecer quais os postos de carga aderentes nesta fase do projeto, controlando a partir daí o processo de carga e custos. A Tesla garante que irá “monitorizar de perto cada local quanto a congestionamentos e dar ouvidos às experiências dos clientes”.

Neste momento, não existe ainda uma definição quanto à possível expansão do projeto-piloto a outros países da Europa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.