O empresário Elon Musk, fundador da Tesla, anunciou que a empresa vai começar hoje a vender nos EUA telhas solares para serem instaladas nas habitações, com vista à produção de eletricidade.

A informação foi revelada através da rede social Twitter, a qual é preferencialmente utilizada por Musk para fazer novos anúncios, explicando que “esta tarde, abrem-se os pedidos de telhas solares de vidro da Tesla. Creio que vai ser magnífico. Mais (notícias) dentro de 10 horas”, escreveu Musk.

Posteriormente, em resposta a perguntas de outros utilizadores do Twitter, Musk assinalou que as telhas solares – inicialmente de cor negra (lisas e texturadas), mas com escolhas mais variadas até ao final do ano – vão também ser vendidas em países como o Reino Unido ou a Austrália, mas só em 2018.

Este empresário garantiu ainda que as telhas solares são mais leves e baratas do que os telhados tradicionais, quando se considera a poupança em eletricidade e os subsídios.

Depois da aquisição em 2016 de SolarCity, uma empresa dedicada à geração de energia elétrica solar, a Tesla diversificou os seus produtos além da produção e venda de automóveis elétricos de luxo. Além dos automóveis e das telhas solares, a Tesla vende um sistema doméstico de armazenagem de energia elétrica gerada por painéis solares chamado Powerwall.

Com Lusa