O anterior responsável da Mercedes-AMG, Tobias Moers, vai mesmo ser o novo CEO da Aston Martin Lagonda, substituindo Andy Palmer no comando das operações da marca britânica de desportivos.

Tendo assumido a liderança da Aston Martin em setembro de 2014, Palmer foi importante para ajudar a marca numa fase complicada logo após a crise financeira do início da década, mas, apesar de uma renovação da gama, os resultados financeiros da companhia de Gaydon haviam piorado ao longo dos dois últimos anos, levando mesmo à entrada na estrutura acionista da marca de Lawrence Stroll, que passou a deter 25%. Determinante terá sido ainda a perda de 90% do valor das ações em bolsa.

Para o lugar de Palmer virá Tobias Moers, que entrará em funções a 1 de agosto, deixando atrás de si um passado bastante frutífero na Daimler, onde passou mais de 25 anos da sua carreira em diferentes cargos. O mais recente, à frente dos destinos da AMG trouxe consigo um aumento na rentabilidade da marca, bem como um crescimento da gama.

Moers acaba por não ser um total desconhecido da Aston Martin, uma vez que havia também negociado com a marca britânica a cedência de diversos componentes para alguns dos desportivos britânicos, mais concretamente o V8 da Mercedes-AMG que alguns dos modelos da Aston Martin equiparam nos últimos anos.

Enquanto Presidente Executivo da Aston Martin Lagonda, Lawrence Stroll mostrou-se “satisfeito por dar as boas-vindas ao Tobias”, que considerou um “profissional automóvel excecionalmente talentoso com um historial de sucesso comprovado pelos seus muitos anos na Daimler AG, com quem temos uma longa e bem-sucedida parceria técnica e comercial, que ansiamos continuar”.

Por seu turno, na despedida, Andy Palmer agradeceu o tempo despendido na marca britânica: “Foi um privilégio servir a Aston Martin Lagonda por quase seis anos. O lançamento de muitos novos produtos, incluindo o novo DBX, demonstra a dedicação e capacidade dos nossos empregados. Gostaria de agradecer à minha equipa de gestão e a toda a equipa pelo seu trabalho árduo e suporte, particularmente durante os desafios apresentados pela Covid-19”.

Entretanto, até 1 de agosto, Keith Stanton, o atual Vice-Presidente e responsável de operação de produção, irá assumir o cargo de forma interina.

Novo superdesportivo da Aston Martin tem nome… mitológico