Autêntico sucesso de vendas a nível global, o Toyota C-HR tem conquistado muitos adeptos pelo seu visual robusto e avançado, mas também pelas suas capacidades dinâmicas, que tiram partido de um chassis muito bem concebido.

Contudo, na Europa, este crossover de segmento C conta apenas com duas motorizações, uma a gasolina e outra híbrida, em ambos os casos com o foco colocado na eficiência.

Mas, naquele que é um dos maiores eventos mundiais dedicados ao tuning e à personalização, o SEMA, a Dan Garder Spec (DG-Spec) criou o R-Tuned C-HR, que rejeitou a mecânica base e optou por um bem mais portentoso motor de 2.4 litros com turbo e um total de 600 CV de potência, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 96 km/h (0-60 mph) em apenas 2,9 segundos. Ou seja, tempos dignos de um superdesportivo exótico!

Aliás, de acordo com a DG-Spec, o C-HR R-Tuned é mais veloz no circuito de Willow Springs do que alguns nomes fortes da indústria, como o McLaren 650S Spider, Porsche 911 GT3 RS ou um Nissan GT-R Nismo.

Mesmo com o motor novo, este modelo não deixa de ser um Toyota a quase 100%, na medida em que o mesmo é um 2AZ-FE, um bloco com um longo histórico de serviços prestados à marca nipónica, o mesmo se podendo dizer da caixa, que é manual com cinco velocidades. Mantendo a tração dianteira do modelo de base, o C-HR R-Tuned ganha agora um diferencial autoblocante da OS Giken, para tentar colocar os tais 600 CV no asfalto.

Ao nível do chassis e acerto da suspensão, a DG-Spec montou novos conjuntos de amortecedores com ajuste de três vias, bem como pneus com largura de 275 mm. O sistema de travagem foi reforçado pela Brembo, enquanto na vertente aerodinâmica montaram-se diversos apêndices que tratam de ‘colar’ este C-HR ao asfalto a altas velocidades (136 kg de carga). Uma vez que este Toyota é quase de competição, no interior surge uma jaula de segurança, bancos de estilo bacquet e cintos de competição.

Sendo um modelo essencialmente de exposição, o C-HR R-Tuned não deverá ser produzido em série, embora seja de prever que, nos Estados Unidos, algumas das peças possam ser equipadas a pedido neste modelo.

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